Erromango: a ilha dos mártires

 

Reverendo John Williams (1796-1839)

Erromango é uma ilha do Pacífico Sul, que compõe o arquipélago das Ilhas Novas Hébridas. Em Erromango houve sucessivos martírios de missionários evangélicos que lá foram pregar o Evangelho, a ponto de Erromango ser chamada de “a ilha dos mártires”. “Erromango, ‘a ilha mártir’, foi a primeira ilha das Novas Hébridas a ser tocada com a mensagem do Evangelho e o sangue dos santos...” (Revista All Nations, nº 30, Abril de 1903, p. 81)

Os primeiros missionários evangélicos mortos pelos canibais da Ilha Erromango foram John Williams (1796-1839) da Sociedade Missionária de Londres, e James Harris (?-1839).

No ano de 1816, John Williams se converteu à fé evangélica, voluntariou-se para o campo missionário e passou a ser um missionário da Sociedade Missionária de Londres. Ao desembarcar na Ilha de Erromango, em 20 de Novembro de 1839, os canibais desta ilha assassinaram os missionários John Williams e James Harris.

 

Em Junho de 1857, o missionário presbiteriano George Nicol Gordon (1822-1861), e sua esposa Ellen Catherine Powell (?-1861) desembarcaram na Ilha Erromango. Em 20 de Maio de 1861, menos de quatro anos após a chegada de George N. Gordon e esposa à Ilha Erromango, um fato trágico ocorreu: nove homens foram na casa do missionário procurando tecido de algodão para fazer suas roupas. A esposa do missionário disse que deveriam procurar o marido dela, que estava trabalhando na construção de uma tipografia. Um deles foi até o missionário, porém os outros ficaram de tocaia, esperando o retorno de George N. Gordon. Então, quando o missionário se aproximava de sua casa, os covardes que estavam de tocaia, o atacaram com machados e ceifaram a vida dele. Quando a senhora Ellen saiu para ver o que estava acontecendo, sua vida também foi ceifada pelos cruéis agressores.

Três anos após o falecimento do missionário George N. Gordon e esposa, James D. Gordon, irmão do missionário George Gordon foi para Erromango em serviço missionário. Com a presença de James D. Gordon em Erromango, uma igreja evangélica foi construída. O livro de Gênesis e o Evangelho de Mateus foram impressos. 

 

Em 07 de Março de 1872, quando James revisava a tradução que seu irmão, George Gordon fizera para o capítulo 7 de Atos dos Apóstolos, dois homens chegaram, e, quando um deles conversava com James, o outro o atacou no rosto com uma machadinha, ceifando assim a vida de James D. Gordon.

Comentários