Leila Flossie Epps (1884-1962), missionária metodista que deixou um grande legado no Brasil, tendo sido fundadora e editora da revista Voz Missionária, uma publicação metodista destinada às mulheres que surgiu em 1930, e editora da hoje centenária revista infantil metodista Bem-te-vi, iniciada em 1923. Leila Epps chegou ao Brasil, como missionária, em 1911.
Sobre a origem do nome Bem-te-vi para a publicação periódica infantil, a revista Missionary Voice de Dezembro de 1923, p. 381, assim informa: “Apareceu pela primeira vez sem nome, e coube à garotada a quem ela se destinava terem o prazer de nomeá-la. Só em sua terceira edição foi decidido: deveria receber o nome da bonita ave de peito amarelo do Brasil, o Bem-te-vi...”
Leila Epps nasceu em Kingstree, Carolina do Sul, Estados Unidos, em 06 de Abril de 1884. Desde criança, Miss Epps queria ser missionária. Após seus estudos preparatórios, Miss Epps foi nomeada para o Brasil em 1911, e primeiramente lecionou nos colégios metodistas mineiros de Juiz de Fora, Belo Horizonte e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Em 1921, Miss Leila Epps foi para São Paulo, com a missão de ser editora de periódicos na Imprensa Metodista.
Leila Flossie Epps se aposentou do serviço missionário no Brasil em 1949. Miss Epps faleceu em Kingstree, sua cidade natal, em 09 de Junho de 1962.
Comentários
Postar um comentário