O bom Consolador

 

O bom Consolador, o bom Consolador que Deus nos prometeu, ao mundo já desceu...”, trecho do refrão do hino 100 da Harpa Cristã, escrito pelo pastor metodista Francis Bottome (1823-1894), sob o título de “The Comforter has come”. O Rev. Francis Bottome nasceu na Inglaterra, tornou-se pastor em 1850, foi missionário no Canadá, e no Brooklin, Nova Iorque.

Dentre os muitos hinos que o Reverendo Francis Bottome escreveu destaca-se também o hino 28 do Cantor Cristão, um hino natalino que tem por refrão “Nasceu o Redentor! Nasceu o Redentor! O eterno Pai do céu Seu Filho ao mundo deu...” (Christ is come).

O Reverendo Francis Bottome era casado com Margaret McDonald Bottome (1827-1906), que fundou uma organização evangélica chamada King’s Daughters and Sons, cuja origem foi assim narrada no jornal Birmingham State Herald, edição de 21 de Março de 1897, p. 11: “... um pequeno grupo de dez mulheres ricas se reuniu para orar, consultar e elaborar um plano sistemático por meio do qual elas poderim se tornar mais úteis como filhas do rei. Elas se encontraram pela primeira vez na casa da Sra. Margaret Bottome na manhã de 13 de Janeiro de 1886... elas decidiram se organizar em uma ordem, ou ‘irmandade de serviço’, esperando por este meio a união mais estreita para aumentar sua utilidade muitas vezes, e a Sra. Bottome foi eleita sua presidente...”

Comentários