O Instituto Granbery

 

                                 Foto: Illustração Brasileira, nº 81, Janeiro de 1942, p. 90

O jornal O Puritano, edição de 21 de Junho de 1906, p. 1, noticia sobre o Gymnasio Granbery: “Foi esta casa de ensino estabelecida em 1890, por iniciativa do sr. bispo J. C. Granbery.”. O Granbery é uma instituição metodista, estabelecida em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Entre os muitos alunos que passaram pelo Instituto Granbery, destaca-se o ex-presidente da República do Brasil, Itamar Franco (1930-2011), que em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, 04 de Setembro de 1994, p. A21, assim relembrou seu antigo colégio: “A cada dia basta o seu cuidado, diz a lição que aprendi ainda menino no Instituto Granbery, em Juiz de Fora.”

O nome Granbery é homenagem ao bispo metodista John Cowper Granbery (1829-1907). John C. Granbery nasceu em Norfolk, Virgínia, Estados Unidos. “Foi capellão do exercito do Sul, durante a guerra civil, em que a sua Patria se empenhou por causa da libertação dos escravos. Nesse tempo de lutas, perdeu uma das vistas, o que, porém, não o privou de trabalhar com a sua intelligencia e profunda espiritualidade em prol do Reino de Christo. Exerceu as mesmas funcções na Universidade de Virginia. Desempenhou com proeficiencia o cargo de lente da Universidade Vanderbilt... O seu nome insigne fica ligado ao estabelecimento de ensino que, em Juiz de Fora, já tem prestado relevantes serviços em favor da instrução da nossa mocidade.” (O Puritano, nº 388, 18 de Abril de 1907, p. 4)

Comentários