Reverendo Horace Selden Allyn (1859-1931)

 

                                             Foto: The Missionary Survey, Novembro de 1918, p. 662

O Reverendo Horace Selden Allyn (1859-1931), ou simplesmente Dr. H. S. Allyn, além de missionário no Brasil, foi  redator do periódico “O Presbyteriano”, que era publicado na cidade mineira de São João Del Rey.

Horace S. Allyn nasceu em 04 de Março de 1859 na cidade de Nankin, Wayne County, Michigan. Ele se formou em Medicina na Universidade de Michigan, em 1881. Em 1890, H. S. Allyn se casou com Emma Carter. 

Quando sentiu o chamado divino para ser missionário, o Dr. Allyn ingressou no Seminário Teológico de Columbia, onde se graduou em Teologia em 1893.

Após ser ordenado pastor, Horace S. Allyn exerceu o pastorado na Igreja Presbiteriana de Harmony Groove até Janeiro de 1896. Em 1896, H. S. Allyn e sua esposa chegam ao Brasil. Ao chegar ao Brasil, o Dr. Allyn foi residir em Araguari, Minas Gerais. Nesta cidade, teve a oportunidade, como médico, de prestar socorro às pessoas simples deste recanto do Triângulo Mineiro. Após um convite do Reverendo Samuel Rhea Gammon (1865-1928), o Dr. Allyn passa a residir em Lavras, interior de Minas Gerais, onde ele e sua esposa, dona Emma C. Allyn dirigem o Instituto Evangélico, que atualmente leva o nome de Instituto Presbiteriano Gammon, e onde o Dr. Allyn lecionou Ciências físicas e naturais.

Em São João Del Rei, o Dr. H. S. Allyn teve a oportunidade de exercer o seu primeiro pastorado no Brasil. Como médico, o Dr. Allyn atendia os mais necessitados sem cobrar pelos serviços médicos, e isto provocou a revolta de médicos da cidade de Lavras, que queriam acusá-lo de exercer a Medicina sem revalidar o seu diploma estrangeiro. 

O Dr. Allyn foi para o Rio de Janeiro, fez as provas necessárias, e assim teve o seu diploma de médico revalidado no Brasil.

Em 1921, residindo em Varginha, Minas Gerais, abre a Escola Evangélica de Varginha, que posteriormente teve o nome mudado para Escola Evangélica Allyn. Horace Selden Allyn faleceu em Recife, capital de Pernambuco, em 04 de Outubro de 1931.

Comentários