Collegio Americano, Petrópolis, Rio de Janeiro

 

Colégio Americano, Petrópolis, Rio de Janeiro 

Foto: Catalogue of investments in the Kingdom of God: the constructive program of the missionary centenary, Methodist Episcopal Church, 1919, p. 16

Em 07 de Maio de 1895, a missionária metodista Martha Hite Watts (1845-1910) abriu na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o Collegio Americano.

O Collegio Americano de Petrópolis teve início com apenas três alunos. “... no final do primeiro semestre, vinte e três crianças estavam frequentes. Petrópolis, uma cidade de cerca de 24.000 habitantes, é um refúgio saudável para brasileiros ricos, cujos locais de negócios estão no Rio de Janeiro. A cidade está espalhada pelos vales...” (Woman’s Missionary Advocate, Agosto de 1908)

                           Propaganda da abertura do Colégio Americano de Petrópolis, Rio de Janeiro, publicada no Gazeta de Petropolis, 27 de Abril de 1895, p. 03
 O Colégio Americano de Petrópolis encerrou suas atividades em 1921, e foi sucedido pelo Colégio Bennett, que funcionava na capital carioca. “O Collegio Bennett é o successor do Collegio Americano, situado em Petropolis, de onde se transferiu... em vista de seu grande desenvolvimento em Março de 1921.” (Beira-Mar, 26 de Outubro de 1930, p. 14)

Martha Hite Watts chegou ao Brasil em 1881, e abriu na cidade de Piracicaba, interior paulista, o tradicional Colégio Piracicabano. Em 1904, a senhorita Martha Watts fundou em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Colégio Izabela Hendrix.

Paulo de Morais Barros (1866-1940), sobrinho do ex-presidente da República do Brasil, Prudente de Morais (1841-1902), assim testemunhou da obra educacional a qual Deus confiou a Martha Watts: “A senhorita Watts inaugurou para o Brasil uma era de verdadeiro progresso moral que, alargando-se pouco a pouco, irradiando-se de Piracicaba a São Paulo, a Juiz de Fora, a Belo Horizonte, a Petrópolis e ao Rio de Janeiro. Em trinta anos, foi, penso eu, um dos fatores mais poderosos em nossa incipiente civilização .” (Raleigh Christian Advocate, 18 de Maio de 1911, p. 08)

A pedagogia utilizada por Martha Watts no Colégio Piracicabano impressionou muito Prudente de Morais (1841-1902), que quando foi Governado do Estado de São Paulo, utilizou o modelo educacional do Colégio Piracicabano fundado pela senhorita Watts para promover a reforma educacional paulista.

Já quando Prudente de Morais foi eleito Presidente da República do Brasil, cargo que exerceu de 1894 a 1898, ele ofereceu à missionária Martha Watts o cargo de Ministra da Educação do Brasil, porém a senhorita Watts recusou.

Comentários