Ein feste burg ist unser Gott

 

“Castelo forte é o nosso Deus”, é o famosíssimo hino “Ein feste burg ist unser Gott”, composto por Martinho Lutero (1483-1546) no ano de 1529, baseado no Salmo 46.

“Martinho Lutero, o maior dos reformadores do século XVI, nasceu em Eisleben, na Alemanha em 10 de Novembro de 1483. Seu pai era um mineiro de condições humildes...” (The Presbyterian, nº 41, 24 de Outubro de 1917, p. 1)

Em 1497, Martinho Lutero, aos 14 anos de idade, foi estudar em Eisenach, Alemanha, numa escola mantida por monges. Para se alimentar, Lutero e seus amigos tinham que pedir comida de porta em porta, contando com a caridade das pessoas. Na época de Natal de 1497, Lutero e seus amigos cantavam canções natalinas de porta em porta, mas não obtiveram ajuda. Lutero então parou na porta de uma imponente casa, a casa do magistrado e rico burguês, o Sr. Conrad Cotta. O jovem Lutero começou a cantar. A bondosa senhora Ursula Cotta ao abrir a porta, teve que às pressas socorrer Martinho Lutero que desmaiara de fome na porta de sua casa. Ela o pôs para dentro de casa, e cuidou dele como só uma mãe poderia cuidar. O tempo que Martinho Lutero permaneceu com a família Cotta e o apoio que ele recebeu desta família, permitiu-lhe estudar gramática, retórica e poesia na cidade de Eisenach.

“Aos dezoito anos de idade ele entrou na Universidade de Erfurt e em três anos obteve o grau de doutor em filosofia. Pretendia fazer da advocacia sua profissão, mas quando se graduou na Universidade, encontrou na biblioteca uma cópia da tradução latina da Bíblia. O estudo deste livro, praticamente desconhecido para ele antes, resultou em uma mudança de mente e de propósito.” (The Presbyterian, nº 41, 24 de Outubro de 1917, p. 1)

Comentários