Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888)
O missionário e médico escocês Robert Reid Kalley (1809-1888) desembarcou no Brasil em 09 de Maio de 1855, juntamente com sua esposa Sarah Poulton Kalley (1825-1907).
Nesta época, a Constituição vigente no Brasil Império só permitia os chamados cultos acatólicos em residências particulares, e a residência não poderia possuir aparência externa de templo, além de o culto ter que ser ministrado em língua estrangeira.
O Dr. Kalley e sua esposa realizavam no Morro da Saúde, no Rio de Janeiro, capital, cultos em língua portuguesa, sendo, portanto, a primeira congregação evangélica no Brasil a realizar cultos em língua portuguesa no solo brasileiro. Robert R. Kalley aprendeu o português na Ilha da Madeira, Portugal.
Outro fato marcante da presença do Dr. Kalley e de sua esposa Sarah P. Kalley no Brasil foi a instalação da primeira classe de Escola Dominical na nação brasileira. Em 19 de Agosto de 1855, foi instalada pela senhora Sarah Poulton Kalley a primeira Escola Dominical do Brasil. Sarah Kalley começou lecionando às crianças da família do embaixador americano, o Sr. Webb, e da família Carpenter no Gernheim (Lar muito amado), uma propriedade alugada por Robert Reid Kalley (1809-1888) em Petrópolis, Rio de Janeiro. “Cada domingo havia ensino bíblico em alemão, e então em inglês e mais tarde em português. Mais tarde também houve classe para os escravos.” (Jornal Batista, 21 de Julho de 1955, p. 04)
Outra herança deixada pelo Dr. Kalley para a fé evangélica no Brasil, foi a publicação, em 1855, do hinário Salmos e Hinos, que o Dr. Robert Reid Kalley mandou publicar em Londres, Inglaterra. Já a primeira edição de Salmos e Hinos impressa no Brasil saiu em 1861, impresso na Typographia Laemmert.
Comentários
Postar um comentário