Reverendo Albert Sidney Maxwell (1883-1947), missionário presbiteriano, fundou em 1928 a Missão Caiuá em Dourados, Mato Grosso do Sul. O Reverendo Albert S. Maxwell, às suas próprias expensas, veio para o Brasil em 1916. Em 1921, A. S. Maxwell se tornou missionário em tempo integral da East Brazil Mission. Em 1923, ele se casou com Mabel Davis.
“O Rev. e Sra. A. S. Maxwell se ofereceram para abrir trabalho missionário entre os índios Caiuá no Estado de Mato Grosso. Eles estudaram o dialeto indígena além do estudo do português. A igreja evangélica brasileira ficou muito interessada neste projeto missionário, e um jovem médico brasileiro se ofereceu para se juntar à equipe. A obra logo passou a ser um projeto conjunto de cristãos e missionários brasileiros.” (The Presbyterian Survey, Outubro de 1948, p. 446)
O médico que ajudou Albert S. Maxwell foi o metodista Nelson Araújo, que estudou no Granbery, instituto educacional metodista de Juiz de Fora, Minas Gerais. O Dr. Nelson Araujo foi prefeito de Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1951 a 1955.
A edição da Revista Bem-Te-Vi de Novembro de 1938, p. 242, traz o relato do índio Marçal que teve a vida salva pelos serviços médicos do Dr. Nelson Araújo: “Marçal é um rapaz índio filiado à Missão Caiuás. Quando ele tinha cerca de dez anos, foi mordido por uma cobra e quase morreu. Dr. Nelson Araújo salvou-lhe então a vida e Marcai ficou tão grato que resolveu ficar para sempre com o seu benfeitor. Encontra-se lá na Missão há uns seis anos e é o único índio convertido, batizado e que se está preparando para cooperar naquele trabalho.”
Dr. Nelson Araújo, Missão Caiuá, Dourados, Mato Grosso do Sul. Foto: Bem-Te-Vi de Novembro de 1938, p. 242
Comentários
Postar um comentário