E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo,
como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”
Mateus 6:28-29 (Almeida Revista e Corrigida)
“Olhai os lírios do campo...”, palavras de Jesus registradas na Bíblia, no Evangelho de Mateus 6:28, dão título a um famoso romance da literatura brasileira, romance este de autoria de Érico Veríssimo (1905-1975), lançado no ano de 1938.
Érico Veríssimo (1905-1975)
Embora o livro “Olhai os lírios do campo” de Érico Veríssimo não seja uma literatura evangélica, é interessante ver como a Bíblia influenciou a escrita de um dos mais renomados escritores da literatura brasileira.
A história narrada nesta referida obra de Érico Veríssimo narra a história de Eugênio Fontes, um rapaz pobre, ambicioso, que consegue se formar em Medicina, e tinha vergonha de sua origem humilde. Eugênio era apaixonado por uma moça simples, Olívia, que também cursava Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, mas por puro interesse financeiro se casa com Eunice, filha de um homem muito rico, que com o casamento, proporciona a Eugênio as conquistas de suas ambições. Quando ele conquista tudo o que quer do ponto de vista material, ele descobre que a verdadeira riqueza se encontra nas coisas simples da vida.
Olívia escreveu uma carta para Eugênio poucas horas antes de falecer. Num dos trechos, Olívia pede que Eugênio abra a Bíblia dela, que está na estante de livros, e leia o Sermão da Montanha, principalmente o versículo em que Jesus fala dos lírios dos campos. E orientou-lhe, que quando o amor ao dinheiro e ao sucesso, lhe cegarem, era para Eugênio fazer uma pausa e olhar para os lírios do campo e para as aves do céu!
Comentários
Postar um comentário