Rainha Charlotte e o apoio à Escola Dominical

 

O jornalista evangélico Robert Raikes (1735-1811) criou em Julho de 1780, em Gloucester, Inglaterra, a Escola Dominical. Como evangelista, Robert Raikes evangelizava os presos, e via a situação deplorável das cadeias britânicas. Pelas ruas de Gloucester, onde o Sr. Raikes vivia, havia muitas crianças e adolescentes que perambulavam pelas ruas, sujas, descalças, sem comida, fugindo da pobreza e dos vícios que dominavam seus pais. Robert Raikes pensou então numa maneira de ajudar a infância desamparada, então nasceu a Escola Dominical, onde o ensino da Bíblia era a principal lição.

Como o empreendimento da Escola Dominical logo prosperou, e os resultados logo se mostraram benéficos, a começar pela diminuição drástica no número de crimes na cidade de Gloucester. A Rainha Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz (1744-1818) ficou encantada pelo bem que a Escola Dominical estava fazendo ao povo de Gloucester. A Rainha Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz era esposa do Rei George III (1738-1820). Em 1762, o Rei George III comprou do Duque de Buckingham, o famoso Palácio de Buckingham para servir de moradia particular para sua ele, sua esposa, e seus filhos. Pela quantia de 28 mil libras a compra foi efetuada.

                                                                               Rainha Charlotte e filhos
A Rainha Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz convidou Robert Raikes para comparecer ao Castelo de Windsor. Lá, Robert Raikes ganhou o reconhecimento da monarca inglesa pelo benéfico trabalho da Escola Dominical.

“Pela capacidade do Sr. Raikes, o crescimento do sistema de Escola Dominical foi muito rápido. Ele fazia extensiva publicidade do trabalho feito na escola de Gloucester, por meio de seu jornal, e não demorou muito até que uma Sociedade fosse fundada, cujo propósito era o estabelecimento de uma Escola Dominical em cada paróquia do reino. Foi necessário que fundos fossem levantados para este propósito, e, por conseguinte uma lista de subscrição, encabeçada pela Rainha Charlotte, foi iniciada rapidamente.” (BARTLEY, George Christopher Trout. The schools for the people: containing the history, development and present working of each description of english school for the industrial and poorer classes. Londres, Inglaterra: Bell & Daldy, 1871, p. 370)

A Escola Dominical alargou suas fronteiras. "Em 1803, foi fundada em Londres, a primeira União de Escolas Dominicaes, graças ao grande e valioso trabalho de Roberto Raikes, seguindo-se, então, a organização de varias outras similares por toda a Inglaterra, e depois por todo o mundo." (A Penna Evangelica, nº 186, 12 de Abril de 1930, p. 4)

Comentários