Richard Wurmbrand (1909-2001)
Richard Wurmbrand (1909-2001), pastor luterano, passou quatorze anos em prisões comunistas da Romênia, pelo fato de ser um cristão. Seu testemunho pessoal de como sobreviveu às cadeias comunistas, e manteve viva sua fé em Deus, é rememorado no livro de sua autoria, “Torturado por amor a Cristo” (Tortured for Christ).
Certo dia, da janela da prisão de Calea Rahova, Richard Wurmbrand avistou um pároco, que veio visitar os oficiais da polícia comunista, para entregar informações de sua congregação.
Por um instante, o Pastor Richard Wurmbrand começou a pensar nos interrogatórios, torturas, e anos de prisão que lhe aguardavam, e refletiu se, porventura, a sua fé seria forte o suficiente para suportar as agruras vindouras. Sobre o que fez neste instante, ele relatou em seu livro “Cristo em cadeias comunistas”: “Lembrei-me então que na Bíblia está escrito 366 vezes – uma para cada dia do ano, ‘Não temas!’: 366 vezes, não meramente 365, para contar o ano bissexto.” (WURMBRAND, Richard. Christ in the communist prisions. Coward-McCann, Inc.: Nova Iorque, 1968, p. 14). E foi num ano bissexto, na exata data de 29 de Fevereiro de 1948, que Richard Wurbrand foi levado pela polícia comunista, dando início a sua clausura de quatorze anos em prisões comunistas.
“Por 14 anos, após ter sido sequestrado na rua pelos comunistas, ele sofreu na prisão comunista... Após espancamentos, sua mente atordoada com remédios, ele não conseguia mais se lembrar de qualquer versículo bíblico ou até mesmo da Oração do Pai Nosso. Tudo o que ele conseguia fazer, era repetir o nome de Jesus...” (The Presbyterian Journal, 12 de Dezembro de 1973, p. 8-9)
Comentários
Postar um comentário