Colégio Americano de Taubaté

 

Foto: KENNEDY, J. L. Cincoenta annos de Methodismo no Brasil.Imprensa Methodista, 1928, p. 374

Em 05 de Março de 1890, Jennie Wallace Kennedy, esposa do missionário metodista James Lillbourne Kennedy (1857-1942) abriu o Colégio Americano em Taubaté, cidade do interior paulista. No início eram 17 alunos matriculados.

A Bíblia era lida e explicada no Colégio Americano de Taubaté, e muitos alunos, voluntariamente aceitaram a mensagem evangélica, e se uniram à Igreja Metodista local.

Entre os muitos alunos do Reverendo J. L. Kennedy estava um garoto, com uns dez anos de idade, chamado Monteiro Lobato (1882-1948), que se tornou um dos maiores escritores da literatura brasileira, e é o autor de obras como “Reinações de Narizinho”, “Caçadas de Pedrinho”, “Memórias de Emília”, e outras obras famosas.

No ano de 1894, a Conferência Anual Brasileira da Igreja Metodista recomendou a mudança do Colégio Americano de Taubaté para a capital paulista. A resolução foi cumprida, e o Colégio Americano de Taubaté, agora estabelecido em São Paulo, capital, passou a se chamar Instituto Wesleyano. Em 1895, foi encerrado de modo definitivo as atividades do Colégio Americano de Taubaté que se mudara para a capital paulista.

Comentários