Joseph Bondarenko: o Billy Graham da Rússia

 

Joseph Bondarenko, sua esposa Maria e três de seus filhos

Extraído de: Door of Hope, nº 02, Abril de 1979, p. 12

A edição da revista Door of Hope, nº 02, Abril de 1979, p. 12, noticia: “Joseph Bondarenko, a quem muitos chamam de ‘Billy Graham da Rússia’, começou sua sentença de três anos em campos de trabalhos forçados de condições mais rígidas por ‘atividade contra o governo e organizar manifestações’.” As manifestações que a polícia soviética acusou o Pastor Bondarenko eram reuniões evangelísticas com jovens.

Joseph Bondarenko é um pastor batista, e o pai dele também era um pastor batista. Quando jovem, ele foi estudar no Instituto de Engenheiros Marinhos de Odessa. Como trabalhava com a evangelização de jovens na Igreja Batista em Peresyp, a KGB começou a intimidá-lo, mas Joseph Bondarenko não desistiu de seu trabalho evangelístico.

Um novo ataque do regime comunista sobreveio: o diretor do instituto em que Joseph Bondarenko estudava, deu-lhe um ultimato, dizendo: “Deus ou o diploma. Escolhe!”. Com muita firmeza o jovem Bondarenko respondeu ao diretor: “Servir a Deus e ao meu próximo é o sentido e o propósito da minha vida. Não posso negar Aquele que deu a vida por mim. Não posso negar Deus por causa de diploma.”

Como escolheu Deus ao invés do diploma, Joseph Bondarenko foi expulso do Instituto de Engenheiros Marinhos de Odessa, em 1959.

A polícia soviética não desistiu de Joseph Bondarenko, e, aos vinte e seis anos de idade, ele foi preso pela primeira vez pelos comunistas. Foram três sentenças condenatórias que renderam a Joseph Bondarenko, nove anos de prisão em cadeias comunistas soviéticas.

Comentários