Reverendo Emanuel Vanorden (1839-1917)
O reverendo presbiteriano Emanuel Vanorden (1839-1917) foi um arauto evangélico na abolição da escravatura no Brasil. Como editor, fundou a Typographia Vanorden, e editou periódicos evangélicos como “O Pulpito Evangelico”, “ A Aurora” (infantil) e “A Puericia” (infantil), e no Estado de Rio Grande do Sul, o periódico “O Pregador Christão”.
Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Acervo Fundação Biblioteca Nacional do Brasil
Emanuel Vanorden nasceu na cidade de Haia, Holanda, em 14 de Novembro de 1839, e faleceu na capital paulista em 14 de Junho de 1917. Ele se correspondia com uma sociedade abolicionista inglesa chamada British and Foreign Anti-Slavery Society.
A Igreja Evangélica de Rio Grande, Rio Grande do Sul, pastoreada pelo Reverendo Emanuel Vanorden (1839-1917), em 20 de Fevereiro de 1878, proibiu senhores de escravos de se tornarem membros da mesma.
“Diz O Pregador Christão, folha evangelica da cidade do Rio-Grande, que no dia 20 de Fevereiro ultimo organisou-se alli a Igreja Evangelica do Rio-Grande, composta de 9 membros. O Rvd. Sr. Emanuel Vanorden foi eleito pastor e uma comissão nomeada para fazer registrar sua nomeação na secretaria da capital da provincia. A nova Igreja resolveu, que considerando a escravidão um crime contra Deus e a dignidade humana, ninguem, sendo senhor de escravos, póde ser recebido como membro, a não ser que elle lhes dê a liberdade ou os alforrie...” (Jornal do Recife, nº 61, de 14 de Março de 1878, p. 1).
A Assembleia Geral desta igreja considerou a escravidão um crime contra Deus e contra a dignidade humana.
Comentários
Postar um comentário