O soldado Ivan Moiseyev

 


A revista evangélica Door of Hope, edição nº 05, Agosto/Setembro de 1974 traz a capa “Martyred for Jesus (Martirizado por Jesus), referindo-se ao jovem cristão batista Ivan Vasilievich Moiseyev (1952-1972), da Moldávia, que foi brutalmente assassinado em 1972, por oficiais comunistas, por causa de sua fé.

Aos dezoito anos de idade, Ivan Moiseyev teve que cumprir serviço militar obrigatório no Exército soviético. Como um crente em Jesus, Ivan compartilhava com seus colegas de quartel versículos da Bíblia, orava, e permanecia firme na fé diante das pressões de seus superiores do Exército soviético, que queriam demovê-lo de sua fé, e persuadi-lo a seguir a doutrina comunista.

As punições dadas ao soldado Moiseyev foram muitas, desde deixá-lo com fome, até ficar no frio, com neve caindo, sem agasalho, por várias horas consecutivas, além de obrigá-lo a depor em longos depoimentos, sem inquérito ou acusação formal que justificasse as oitivas. Mas, o capítulo final da perseguição a Ivan Moiseyev veio em 16 de Julho de 1972, quando a polícia soviética resolveu assassinar o jovem cristão Moiseyev por causa de sua fé.

Ivan Moiseyev era chamado por seus familiares de Vanya, e “Vanya” é o título em inglês da biografia de Ivan Moiseyev escrito por Myrna Grant. Já em português esta obra de Myrna Grant ganhou o título de “Ivan”.

Comentários