Acredita-se que o termo “lolardo” tenha se originado com Walter Lollard, que abraçou a doutrina evangélica pregada pelos Valdenses, e por causa de sua fé, foi considerado herege, e foi queimado na fogueira em 1322, na cidade de Colônia, Alemanha.
Após a morte de John Wycliffe (1328-1384), os Lolardos alcançaram o seu apogeu na Inglaterra. John Wycliffe traduziu o Novo Testamento da Vulgata latina para a língua inglesa. Cada pregador lolardo saía de vila em vila lendo a tradução de Wycliffe para o povo.
Muitos dos lolardos foram presos por pregar os ensinos da Bíblia, torturados e executados por isso. “Os lolardos foram visitados com terríveis perseguições. Todas as Bíblias de Wycliffe que puderam ser encontradas foram queimadas.” (Gospel Gleaners, 28 de Março de 1954, p. 12)
Anos após a morte de John Wycliffe, seus ossos foram desenterrados e queimados, e suas cinzas foram jogadas no rio. Porém, sendo John Wycliffe os dos precursores da Reforma Protestante, os seus ensinos chegaram até John Huss (1369-1415) que creu firmemente que a Bíblia é a regra de fé e prática de todo crente sincero. John Huss foi condenado à fogueira e morto em 1415, por ensinar a fé bíblica ao povo.
Comentários
Postar um comentário