William Wilberforce e o fim da escravidão na Inglaterra

 

William Wilberforce (1759-1833)

William Wilberforce (1759-1833) se converteu à fé evangélica por influência de John Newton (1725-1807), autor do hino Amazing Grace.

William Wilberforce conseguiu ser eleito para o Parlamento inglês, e foi no Parlamento que ele travou a batalha final pela abolição da escravatura na Inglaterra. “William Wilberforce acreditava na aplicação da fé cristã a todos os aspectos da vida, incluindo a política. Sua visão e seu impulso eram cristãos. Ele não dava nenhum passo sem oração.” (Christianity Today, 26 de Outubro de 1959, p. 39)

Em 12 de Maio de 1789, William Wilberforce, fez um discurso de três horas e meia defendendo o fim da escravidão na Inglaterra, e ainda apresentou doze resoluções condenando o tráfico de seres humanos negros. Intensa oposição se levantou, pois o tráfico de escravos gerava lucro e garantia muito dinheiro ao Império Britânico, e garantia mão de obra para as colônias inglesas.

Em 1793, William Wilberforce propôs que a Câmara dos Comuns se reunisse para tratar do assunto do tráfico de escravos. A proposição de Wilberforce foi rejeitada. E assim, por anos consecutivos Wilberforce tentava por em pauta no Parlamento o projeto de lei para abolir a escravidão nos domínios da Inglaterra, até que em Janeiro de 1807 o projeto de lei que abolia a escravidão foi apresentado e aprovado na Câmara dos Lordes do Parlamento inglês. Em 25 de Março de 1807 foi promulgado o “The Slave Trade Act que pôs fim à deplorável escravidão na Inglaterra.

William Wilberforce, além da luta abolicionista, ajudou a fundar a Church Missionary Society e a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.

Comentários