William Hepburn Hewitson (1812-1850)

 

                                                   William Hepburn Hewitson (1812-1850)

William Hepburn Hewitson (1812-1850) é autor do hino “Bendize, ó tu, meu coração, bendize ao Senhor...” (O thou my soul, bless God the Lord), hino 131 do Canto Cristão. William Hepburn Hewitson nasceu em Ayrshire, Escócia, foi pastor da Igreja Livre da Escócia, e também foi missionário na Ilha da Madeira. Ele passou três meses em Lisboa, Portugal, onde aprendeu a língua portuguesa.

William Hepburn Hewitson chegou à Ilha da Madeira em 1845, período em que o Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888), médico escocês, e missionário naquela ilha, passava por grande perseguição por parte das autoridades civis e judiciárias.

 No começo do ano de 1845, nova ordem de prisão foi despachada para prender o Dr. Kalley sob a acusação de que nas reuniões realizadas em sua casa, ele ensinava doutrinas condenadas pela religião do estado português. Foi permitido que Robert R. Kalley pagasse fiança, mas foi advertido pelo Secretário do Exterior, Lord Aberdeen, que o Governo britânico não o ajudaria, caso as autoridades portuguesas adotassem medidas para removê-lo da Ilha da Madeira, se o Dr. Kalley permitisse que moradores nativos da ilha se reunissem em sua casa para estudar a Bíblia.

Em 09 de Agosto de 1846, com a presença do Governador da Ilha da Madeira, da polícia judiciária local, e de um grande batalhão de soldados, pessoas enraivecidas contra a pregação evangélica na Ilha da Madeira, atacaram a casa do Dr. Kalley, depredaram e puseram fogo. Para salvar a vida do Dr. Kalley, amigos sinceros colocaram nele um disfarce e o levaram até um navio que o retirou da Ilha da Madeira. A revolta e a intolerância atingiram também os outros evangélicos que residiam na Ilha da Madeira. Em 23 de Agosto de 1846, mais 200 evangélicos, tiveram que fugira da Ilha da Madeira, e embarcaram para Trindade. No ano de 1849, com a ajuda da American Christian Union, entre 600 a 700 evangélicos refugiados da Ilha da Madeira foram buscar refúgio em Illinois, Estados Unidos.

Comentários