Georgi Vins: um prisioneiro cristão

 

Reverendo Georgi Vins

Georgi Vins (1928-1998), pastor batista, prisioneiro cristão em cadeias comunistas soviéticas, em Dezembro de 1968, no campo de trabalho corretivo de Anyusha, num frio severo, escreveu um poema, cujo começo e fim dizem: “Meus perseguidores, eu não os amaldiçôo, e, nesta hora, sob o fardo da cruz, eu oro por vocês e os abençôo como um simples humano de Cristo.” (Door of Hope, nº 01, Fevereiro de 1979, p. 04)

Georgi Vins foi preso várias vezes por causa de sua fé, e uma das vezes foi porque imprimiu o Salmo 23, cuja parte inicial do quinto versículo deste salmo, “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos...”, foi considerado um ataque ao governo soviético.

A primeira vez que o cristão Georgi Vins foi parar em cadeias comunistas por causa de sua fé, foi em 1966, quando cumpriu três anos de prisão nos Montes Urais. Lá, Georgi Vins encontrou outros crentes, e juntos, formaram um grupo de oração e leitura da Bíblia que estava escondida com eles. As autoridades descobriram, e espalhou o grupo por várias prisões soviéticas.

Em 1969, Georgi Vins foi libertado, mas em 1974, nova prisão, desta vez porque ele não cooperou com a KGB, e assim foi condenado a cinco anos de prisão na Sibéria.

Em 1979, após acordo com os americanos, a União Soviética entregou Georgi Vins e mais quatro pessoas, e os Estados Unidos entregaram dois espias soviéticos. Georgi Vins, desde então, exilou-se nos Estados Unidos com sua família.

 

Georgi Vins e família 

 Extraído de: Door of Hope, nº 01, Fevereiro de 1979, p. 04

Comentários