J. J. Ransom: missionário metodista no Brasil

 


Rev. John James Ransom (1853-1934) e esposa

Extraído de: KENNEDY, James L. Cincoenta annos de Methodismo no Brasil. Imprensa Methodista, 1928, p. 21

John James Ransom (1853-1934) foi o primeiro missionário metodista enviado ao Brasil pela Igreja Metodista Episcopal dos Estados Unidos.

O missionário John J. Ransom assim narrou sua vinda para o Brasil, embarcando no final de 1875, e chegando ao País no início de 1876: “Embarquei em 11 de Dezembro... Cheguei ao Rio de Janeiro em 02 de Fevereiro de 1876, com cem dólares em dinheiro... Vi-me lá, numa terra estrangeira sem conhecimento da língua, e sem meios imediatos de suporte...” (The Missionary Voice, Outubro de 1926, p. 10)

Além das dificuldades financeiras, J. J. Ransom enfrentou dificuldades para aprender a língua portuguesa, mas em Piracicaba, interior paulista, aprendeu o português.

Em 1880, a esposa do Rev. J. J. Ransom, a senhora Annie Ransom, que era filha do Reverendo Junius Estaham Newman de Santa Bárbara, São Paulo.

 Reverendo Junius E. Newman

Em 05 de Agosto de 1886, J. J. Ransom inaugurou no Rio de Janeiro, a Igreja Metodista do Catete. O jornal Imprensa Evangelica, nº 41, 09 de Outubro de 1886, p. 328, noticiou da seguinte forma esta inauguração: “Inauguração de uma nova casa de culto. — A 5 do passado teve logar a inauguração do magnífico edifício que a Egreja Methodista Episcopal fez construir na corte, no Largo do Catete. Pregou pela manhã, em portuguez, o Rev. Tarboux, sobre S. João IV. 24, a um auditorio de cerca de 250 pessoas mais ou menos. Ao meio dia prégou em inglez o bispo Granbery a um auditório de 170 pessoas mais ou menos. Houve culto nas diversas noites seguintes, prégando os Revs. Tarboux, Dr. Blackford, Torres e Santos. O edifício, de construcção solida e elegante, honra o architecto que o levantou, e presta-se muito bem ao fim a que se destina. Os bancos, estantes e mais peças de mobília estão bem acabados e podem accommodar mais de 300 pessoas. É esta a terceira casa de culto que a Egreja Methodista Episcopal inaugura dentro do periodo de um anno. Seja Deus servido abençoar a sua palavra prégada nessas egrejas para a conversão de muitas almas."

Em 01 de Janeiro de 1886, entrou em circulação no Rio de Janeiro, o jornal Methodista Catholico, que tinha por redator J. J. Ransom. Em 15 de Agosto de 1887, o Methodista Catholico circula com o nome mudado para Expositor Christão.

Comentários