John Stam: um missionário em terras comunistas

 

John Stam e Betty Stam

John Cornelius Stam (1907-1934) quando tinha quinze anos de idade converteu-se após as pregações de um evangelista cego que realizava conferências evangelísticas na missão evangélica fundada por seu pai.

John Stam estudou no Instituto Bíblico Moody, e neste período de estudo neste instituto bíblico, ele conheceu Elisabeth Alden (1906-1934), apelidada de Betty, que anos depois se tornaria sua esposa.

Embora tenha nascido nos Estados Unidos, Betty Stam passou a sua adolescência na China. Em 1923, ela retornou à sua terra natal para terminar seus estudos no Wilson College, e depois ingressou em 1924 no Instituto Bíblico Moody. Em 1931, Betty retorna à China.

John Stam depois de aceito como missionário pela China Inland Mission, navegou para a China em 1932. Betty estava em Xangai quando John Stam chegou à China.

Em Outubro de 1933, Betty Stam e John Stam se casaram em Tsinan. Em 11 de Setembro de 1934 nasceu a filha do casal Stam, a menina Helen Priscilla Stam.

                                                                             Betty Stam e John Stam

A bebê Helen Priscilla Stam

Em 06 de Dezembro de 1934, soldados comunistas invadiram Tsingteh. Betty Stam, John Stam, e a bebê deles estavam nesta cidade. O casal Stam estava numa reunião de oração doméstica na casa da missão da China Inland Mission, quando os comunistas invadiram o lar dos Stam e os levaram cativos. O final de uma carta de John Stam, datada de 06 de Dezembro de 1934, diz: “... quanto a nós, que Deus seja glorificado, seja pela vida ou pela morte.”

Da cidade de Tsingteh Betty, John e a pequena Helen foram levados pelos soldados comunistas para Miaoshou, e na colina Eagle Hill, os missionários John Stam e Betty Stam foram mortos pelos soldados comunistas no dia 08 de Dezembro de 1934.

A pequena Helen P. Stam foi salva pelo Pastor Lo, um pastor chinês que estava naquela cidade com a família e ouviu falar do assassinato dos missionários cristãos. O Pastor Lo foi informado que os soldados comunistas deixaram a pequenina Helen numa casa abandonada, e sem ninguém para cuidar dela. O Pastor Lo, e sua esposa cuidaram da pequena Helen P. Stam, e a levaram para o avô de Helen, o Dr. C. E. Scott, da Missão Presbiteriana, de Tsinan, China.

Para levar Helen Priscilla Stam em segurança para seus familiares, o Pastor Lo caminhou mais de quarenta milhas até a cidade de Kinhsien, carregando a bebê Helen Priscilla Stam dentro de um cesto de arroz.

Helen Priscilla Stam aos dois anos de idade

The Sunday School Times, 13 de Março de 1937, p. 186

Comentários