Jan Amos Comenius: um pastor da Morávia

 

Jan Amos Comenius (1592-1670)

Jan Amos Comenius (1592-1670), pastor morávio, revolucionou o sistema educacional da Morávia, atual país da República Tcheca. Jan Amos preparou o primeiro livro didático ilustrado para as crianças, intitulado Orbis Pictus.

Jan Amos Comenius, em 1614, ingressou na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e, em 1616 foi ordenado pastor evangélico pelo grupo dos Irmãos da Boêmia, em Zeravice, República Tcheca. Em 1618, Jan Amos foi pastor em Fulnek.

“Em 1619, a pedido da Câmara do Parlamento Britânico, Jan Amos Komensky (Comenius) veio à Inglaterra e explicou seu plano educacional...” (Daily Mercury, 19 de Fevereiro de 1930, p. 13). A principal ideia educacional proposta por Jan Amos Comenius foi adotada pela Inglaterra e baseia-se no conceito de “igualdade de oportunidade educacional para todos” (Daily Mercury, 19 de Fevereiro de 1930, p. 13).

“Quando Comenius nasceu em 1592, as escolas eram um lugar difícil. Os alunos estudavam suas lições em latim, dava-se a eles matérias extremamente difíceis de dominar, sem levar em consideração a idade deles, e os alunos eram punidos sem misericórdia, se falhassem. Muitos estudantes fugiam da escola... Comenius lembrou-se de sua triste experiência escolar depois que se tornou um pastor. Ele escreveu um livro, ‘Didactia Magna’, que expõe os erros da educação e propõe uma solução. Seu livro é um marco na história da educação. Ele argumentou que a educação deve seguir o desenvolvimento natural da criança, do simples ao complexo, do conhecido ao desconhecido. Ele defendeu uma disciplina gentil, com o professor servindo como líder, não como mestre, uso da língua materna no ensino ao invés do latim... Comenius escreveu outro livro, ‘The Gate of Languages Unlocked’, que tornou o aprendizado de outro idioma muito mais fácil. Embora tenha tornado a vida mais feliz e fácil para milhões de estudantes, ele próprio teve uma vida difícil e infeliz. Aos doze anos ele perdeu os pais, e duas irmãs em uma epidemia.” (The War Cry, 18 de Setembro de 1954, p. 06)

Por causa Guerra dos Trinta Anos, a perseguição à fé evangélica se instalou na República Tcheca, Jan Amos Comenius teve que se exilar em vários países da Europa, como Polônia, Suécia, e Inglaterra. Jan Amos Comenius faleceu na Holanda em 15 de Novembro de 1670.

Comentários