Olympia Morata (1526-1555) nasceu na Itália, e foi uma expoente da fé evangélica na Itália do século XVI. O pai de Olympia, o Sr. Fulvio Pellegrino Morato era um professor universitário, e lecionava na corte de Ferrara, na Itália.
Fulvio Morato se aproximou da fé evangélica por meio do pregador Celio Secondo Curione (1503-1569), natural de Piemonte, Itália, que perseguido por causa de sua fé, foi parar em Ferrara, e ficou um bom tempo na casa de Fulvio Morato.
O pai de Olympia adoeceu, e ela teve que deixar a corte de Ferrara para cuidar dele. Após o falecimento de seu pai, Olympia Morata tentou retornar para a corte de Ferrara, mas lá a hostilidade aos partidários da Reforma Protestante já deixava marcas visíveis.
Neste entretempo, Olympia Morata se apaixonou pelo médico alemão Andreas Grunthler, que era protestante, e depois que se casaram, os dois tiveram que sair da Itália por causa da perseguição à fé evangélica, e eles foram para Heidelberg, Alemanha.
Andreas Grunthler aceitou o emprego de professor de medicina na Universidade, e Olympia Morata lecionava grego e latim. Na cidade de Schweinfurt, Olympia Morata ficou seriamente enferma, e faleceu.
Comentários
Postar um comentário