Primoz Trubar: o tradutor do Novo Testamento para o esloveno

 

Primoz Trubar (1508-1586)

Primoz Trubar (1508-1586), pastor luterano, foi o tradutor do Novo Testamento para o esloveno, além de ser o autor de “Catecismo”, o primeiro livro que foi impresso na língua eslovena no ano de 1550.

Primoz Trubar, depois de estudar em Fiume, cidade atualmente localizada na Croácia, Salzburg e Viena, na Áustria, foi estudar em Trieste, Itália, apadrinhado pelo Bispo Pietro Bonomo, que ordenou Primoz ao sacerdócio da igreja romana em 1529.

Em 1535, Primoz Trubar mudou-se para Liubliana, Eslovênia, para cumprir seus deveres eclesiásticos. Neste período, Primoz entrou em contanto com a literatura protestante, e seus sermões passaram a demonstrar ensinos de princípios de fé da Reforma Protestante, e isto desagradou o clero romano e a classe política da cidade. Em 1547, ele foi banido de Liubliana, e sofreu excomunhão da igreja romana.

O primeiro pastorado evangélico de Primoz Trubar foi em Rotemburgo, Alemanha, pastorado este que foi conquistado com o apoio de Veit Dietrich (1506-1549), um amigo de Martinho Lutero (1483-1546).

Primoz Trubar, em 1555, publicou sua tradução da Bíblia, iniciando com a publicação dos Evangelhos e do livro de Atos dos Apóstolos.

Os livros da Bíblia traduzidos por Primoz Trubar ganharam muita popularidade na Eslovênia, principalmente na capital, Liubliana, e esse sucesso proporcionou a ajuda financeira necessária para continuar o trabalho de tradução do Novo Testamento, que foi todo traduzido e publicado por Primoz Trubar entre os anos de 1555 e 1577. 

Primoz Trubar faleceu em Derendingen, Alemanha, em 29 de Junho de 1586.

Comentários