As últimas cartas do soldado cristão Ivan Moiseyev

 

Ivan Vasilievich Moiseyev (1952-1972)

Ivan Vasilievich Moiseyev (1952-1972), um jovem cristão da Moldávia, membro da Igreja Batista de Slobozia, no mês de Novembro de 1970 teve que prestar serviço militar obrigatório, conforme as leis de seu país, no Exército soviético.

No Exército soviético, Ivan Moiseyev não abandonou seu dever cristão, e, como um crente sincero, orava, e testemunhava sobre Cristo aos seus companheiros de quartel.

A conduta cristã de Ivan Moiseyev irritou os oficiais e superiores do Exército soviético, que viam na Bíblia uma forma de insubordinação aos ideais comunistas, e uma ofensa ao estado soviético.

“Ele estava no exército. Ali ele testemunhava de Cristo. Os soldados à sua volta se convertiam, impressionados pela sua cura milagrosa de um acidente de carro, mas de modo especial pela sua radiante fé. Seus comandantes ordenaram por várias vezes que ele negasse a Cristo. Chamaram-no para interrogatório. Fizeram-no ficar por várias noites seguidas sob a neve vestido com o uniforme de verão, a temperaturas congelantes. Colocaram-no em celas refrigeradas. Vestiram-no com uma roupa especial de borracha na qual bombeavam tanto ar que seu peito doía e era comprimido terrivelmente. Ele quase não podia respirar.” (A Voz dos Mártires, Janeiro de 1973, p. 02)

Nas últimas cartas que Ivan Moiseyev enviou para sua família, ele deixou a entender que a sua vida terrena estava chegando ao fim, devido às intensas investidas dos oficiais comunistas do Exército soviético.

Na carta de 11 de Julho de 1972, Ivan Moiseyev relata que sua baixa do Exército foi vetada, e que no dia 10 de Julho de 1972, ele pregou a Palavra de Deus, e um soldado se converteu.

Na carta de 14 de Julho de 1972, Ivan Moiseyev escreve que segue as ordens de Jesus, e que as provações são grandes, e em sua última carta datada de 15 de Julho de 1972 o jovem Ivan Moiseyev pede que seu irmão Vladimir diga aos pais deles, que Ivan Moiseyev não sabe se voltará da peleja, e relembra o que está escrito na parte final do versículo bíblico de Apocalipse 2:10 (Almeida Revista Corrigida): “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” E no fim da carta, ele diz ao seu irmão: “receba esta última carta”.

Em 16 de Julho de 1972, Ivan Moiseyev, um jovem cristão, teve sua vida ceifada por oficiais da polícia comunista soviética.

Comentários