D. L. Moody: o vendedor de sapatos que virou pastor

 

D. L. Moody (1837-1899)

Dwight Lymann Moody (1837-1899), popularmente conhecido como D. L Moody, nasceu em Northfield, Massachusetts, Estados Unidos. Aos dezessete anos de idade, D. L. Moody foi para Boston, para trabalhar na sapataria de seu tio. Por volta do ano de 1856, D. L. Moody se converteu ao Evangelho, por influência de seu professor da Escola Dominical, o Sr. Edward Kimball (1823-1901).

D. L. Moody foi então para Chicago, e foi trabalhar numa sapataria, e se tornou um vendedor de sapatos bem sucedido.

Em Chicago, D. L. Moody se tornou um professor da Escola Dominical, e passava as noites evangelizando os desamparados da cidade.

“Ele, de pronto, se tornou um fervoroso obreiro da Escola Dominical e começou sua própria escola, especialmente para as classes mais baixas do lado norte. Seu primeiro local foi uma antiga construção anteriormente usada como um bar... Nesse distrito, ele recrutou membros para sua Escola Dominical, muitas vezes montado num pônei para percorrer seu território. Em três meses teve 200 alunos, em seis meses 350, e dentro de um ano, a frequência média era de cerca de 650. Por muitos anos, ele continuou no negócio de vendedor, além de atender os seus trabalhos evangélicos cada vez maiores, mas o trabalho secular significava cada vez menos para ele, até que finalmente decidiu desistir de tudo e dedicar sua vida exclusivamente ao trabalho evangélico.” (HASTIE, Eugene N. D. L. Moody. Christ’s Ambassadors Monthly, Fevereiro de 1929, p. 06)

D. L. Moody se tornou um missionário ligado à Associação Cristã de Moços de Chicago, durante a Guerra Civil nos Estados Unidos.

Como as pregações de D. L. Moody iam fazendo cada vez mais convertidos ao Evangelho, foi necessário que Moody fundasse uma igreja, e assim nasceu o Farwell Hall. No grande incêndio de Chicago, no ano de 1871, o Farwell Hall foi destruído pelo fogo.

No ano de 1870, em Indianápolis, D. L. Moody conheceu o cantor e compositor Ira David Sankey (1840-1908), com quem firmou uma parceria evangelística, e uma amizade duradoura. No ano de 1873, Moody e Sankey realizaram suas primeiras campanhas evangelísticas na Inglaterra.

Ira David Sankey (1840-1908)

Em 1886, Moody abriu em Chicago, a organização evangélica Chicago Evangelization Society, que depois teve o nome alterado para Instituto Bíblico Moody.

A última pregação de D. L. Moody ocorreu em Kansas City, em 16 de Novembro de 1899. Daí então, D. L. Moody teve que cancelar sua agenda de pregações por motivos de saúde, e foi levado para Northfield, sua cidade natal, onde faleceu em 22 de Dezembro de 1899. Milhares de pessoas compareceram ao funeral do pregador D. L. Moody.

Comentários