John Wesley: "Senti o meu coração estranhamente aquecido"

 

John Wesley (1703-1791)

John Wesley (1703-1791), pregador avivalista que iniciou o movimento de avivamento espiritual na Inglaterra, do qual originou-se a Igreja Metodista, foi um dos maiores pregadores evangélicos de todos os tempos, que contribuiu ativamente para o avivamento espiritual da Inglaterra na época em que viveu. John Wesley era filho de Samuel Wesley (1662-1735) e Susanna Wesley (1669-1742), e irmão do grande compositor de hinos evangélicos, Charles Wesley (1707-1788).

Quando estudava em Oxford, John Wesley integrava um grupo de jovens que levavam a sério a fé em Deus e uma vida de oração, por isso eram chamados pelos outros estudantes de metodistas, como forma de caçoada.

“John e Charles, junto com alguns outros estudantes, costumavam se reunir para leituras bíblicas e orações. Eles esboçaram para si mesmos regras de conduta, tentando introduzir algum método em sua vida religiosa. Por isso, as pessoas começaram a chamá-los de metodistas.” (The Argus, 15 de Setembro de 1945, p. 26)

Nos tempos de John Wesley, muitos componentes do clero da igreja oficial da Inglaterra eram imorais, libertinos, e rejeitavam os ensinos bíblicos sobre santidade.

“O tempo quando o trabalho de Wesley começou, era um tempo de torpeza espiritual e intelectual... Bebedice imoralidade floresciam em todas as camadas da sociedade, sem reprovação pelo clero. Ateísmo e conversas libertinas eram comuns entre ricos e pobres.” (The Christian Herald, 17 de Junho de 1903, p. 515)

Em 1735, John Wesley se tornou um ministro ordenado ao ministério pastoral, porém não se sentia verdadeiramente convertido. Em 24 de Maio de 1738, John Wesley, numa reunião de oração dos Morávios, na Rua Aldersgate, em Londres, na Inglaterra, ao ouvir a leitura do prefácio de Martinho Lutero (1483-1546) para a epístola de Romanos, John Wesley sentiu o seu coração estranhamente aquecido.

John Wesley assim testemunhou deste momento em que sentiu seu coração estranhamente aquecido: “Faltava cerca de um quarto para as nove... senti o meu coração estranhamente aquecido. Senti que realmente cria em Cristo somente pela salvação; e senti a certeza de que Ele me tirava os meus pecados... Então abertamente dei a todos que aí estiveram o meu testemunho acerca daquilo que agora sentia no meu coração." (Cruz de Malta, Março/Abril/Maio de 1938, s.p.)

Comentários