William Booth e Catherine Booth: soldados do Exército de Deus

 

William Booth e Catherine Booth

O General William Booth (1829-1912) fundou o Exército da Salvação (Salvation Army), juntamente com sua esposa Catherine Mumford Booth (1829-1890). Catherine se casou com William Booth em 1855.

William Booth nasceu em 1829 em Nottinghan, Inglaterra, e Catherine Mumford Booth nasceu em Ashbourne, Derbyshire, Inglaterra, também no ano de 1829.

Quando William Booth era muito jovem, ele trabalhava numa loja de penhores, em Londres, capital da Inglaterra, e saía pelas ruas de Londres para realizar pregações evangélicas, e evangelizar os lugares mais pobres da cidade.

William Booth era da Igreja Metodista, e aos vinte e três anos de idade, foi encarregado do pastorado de uma pequena capela metodista em Nottingham.

Catherine Mumford Booth, assim como seu esposo William Booth, nasceu num lar cristão, mas em seu coração Catherine não se sentia verdadeiramente convertida. Quando Catherine Booth tinha dezesseis anos de idade, certa manhã ela abriu o seu hinário e se deparou com a letra do hino My God, I am Thine, uma composição do pastor metodista Charles Wesley (1707-1788). Catherine Booth assim narrou o momento de sua conversão: “Nunca esquecerei a agonia pela qual passei, andando de um lado para o outro até as 2 horas da manhã, e, quando, totalmente exausta, me deitava para dormir, colocava minha Bíblia e o hinário debaixo do meu travesseiro, orando para que eu pudesse acordar com a certeza da salvação. Numa manhã, quando abri o meu hinário, meus olhos caíram sobre as palavras: ‘Meu Deus, sou Teu! Que conforto divino, que bênção saber que meu Jesus é meu!’. Dezenas de vezes li e cantei essas palavras, mas agora elas chegaram ao fundo da minha alma com uma força e iluminação que nunca antes possuíam... Eu não esperava mais ser salva, eu tinha a certeza disso. A certeza da minha salvação pareceu inundar e encher minh’ alma. Pulei da cama... corri para o quarto de minha mãe e contei a ela o que aconteceu...” (The War Cry, 29 de Junho de 1940, p. 07)

Em 1865, William Booth realizou num antigo cemitério Quaker, a primeira reunião de sua missão evangélica que se chamava Christian Mission, e posteriormente ganhou o nome de  Exército da Salvação.

Comentários