Missionário Edward D. Miller, sua esposa Eileen G. Miller e a filha Carol embarcando para o Brasil
Foto: The Brethren Missionary Herald, 27 de Maio de 1950, p. 364
Quando o Estado do Amapá ainda era um território federal no Brasil, os missionários Edward Douglas Miller (1923-2005) e Eileen Goodman Miller (1924-2018), que eram casados, vieram de Winona Lake, Indiana, Estados Unidos, e trabalharam em Macapá, capital do Amapá. Edward Miller e sua esposa eram da Igreja Evangélica dos Irmãos (Brethren Church).
Na data de 06 de Março de 1950, os missionários Edward D. Miller e Eileen G. Miller desembarcaram no Brasil, e ficaram por um período em Belém, capital do Estado do Pará.
Missionário Edward D. Miller, com a esposa e filhos
Foto: The Brethren Missionary Herald, 22 de Janeiro de 1955, p. 54
Edward D. Miller, no artigo de sua autoria intitulado “Preach tha Gospel to every creature” (Pregue o Evangelho a cada criatura), publicado na revista The Brethren Missionary Herald, 07 de Janeiro de 1956, p. 06, o missionário relata sobre os primeiros anos no Estado do Amapá: “Durante estes primeiros três anos em Macapá, nosso principal esforço foi testemunhar entre os brasileiros. Temos uma igreja estabelecida em Macapá junto com uma escola cristã diária que oferece o curso primário. Acabamos de completar nosso primeiro ano com mais de 90 alunos matriculados. Todas as indicações são de que teremos cerca de 150 alunos no próximo ano. Além da igreja em Macapá, temos uma capela cerca de seis milhas junto ao longo do rio, na ‘Fazendinha’. Temos cultos toda Quinta-Feira à noite e Domingo à tarde. Cerca de uma hora de passeio de barco a motor fica a cidade de Mazagão. Também temos uma igreja pequena, mas próspera, nesta cidade do interior. Nós fazemos a viagem de barco a motor a cada 15 dias. No resto do tempo, os próprios crentes se encarregam dos cultos. [...]”
A capela de Mazagão começou a ser construída em 1º de Dezembro de 1952, e no dia de Natal, 25 de Dezembro, do ano de 1952, a capela feita de madeira já estava pronta para os cultos da Igreja dos Irmãos. O missionário Edward D. Miller assim narrou sobre a inauguração da capela da Igreja dos Irmãos em Mazagão, Amapá: “A primeira noite em Mazagão (25 de Dezembro) choveu, mas tivemos quase 150 presentes. Na segunda noite, nós tivemos um regular culto de pregação, com quase 200 presentes. Eles encheram janelas e tudo mesmo que foi possível. [...]” (The Brethren Missionary Herald, 07 de Março de 1953, p. 154)
Igreja dos Irmãos de Mazagão, Amapá. The Brethren Missionary Herald, 07 de Março de 1953, p. 154
Comentários
Postar um comentário