Grace Memorial Hospital, Bahia.
Stanford Illustrated Review, Dezembro de 1932, p. 87
Em 1916, o médico e missionário presbiteriano Walter Welcome Wood (1884-1962) chegou à Ponte Nova, Estado da Bahia, e iniciou um trabalho médico para amparar os doentes e necessitados. “O Dr. Wood estabeleceu um hospital em Ponte Nova em 1916...” (THE UPLAND NEWS, 03 de Dezembro de 1937, p. 05). Posteriormente, o estabelecimento hospitalar aberto pelo missionário Walter W. Wood ganhou o nome de Grace Memorial Hospital, em homenagem à sua falecida esposa Grace Brown Wood, que faleceu em 1921.
“O primeiro hospital foi fundado em 1916 pelo Dr. Wood, um missionário americano, e a construção era uma choça de nove cômodos. Esta choça foi usada até 1924 quando uma clínica foi erguida com dinheiro obtido pelas sociedades missionárias americanas, e, em 1925 o Grace Memorial Hospital foi terminado.” (THE TELEGRAPH-HERALD AND TIMES-JOURNAL, 16 de Setembro de 1928, p. 08)
O jornal de Dubuque, Iowa, o The Telegraph-Herald and Times-Journal, edição de 16 de Setembro de 1928, p. 08, traz relatos da missionária e enfermeira Lydia Hepperle (1895-1990), sobre o trabalho do Grace Memorial Hospital e das condições precárias das casas da localidade:
“As casas são majoritariamente choças projetadas de barro e o chão geralmente é sujo. A única iluminação é por meio de pequeninas latas de óleo de rícino e um pequeno pavio. O Grace Memorial Hospital, contudo, é afortunado o suficiente de ter querosene importada da América... O principal meio de transporte para Ponte Nova é de mula, e o Grace Hospital leva de seis semanas a três meses para receber suprimentos enviados da América. A água para o hospital... é obtida do rio, por um rapaz, que enche quatro tambores e os traz para a instituição.”
Em 1926, o Dr. Walter W. Wood abriu uma escola de treinamento para enfermeiras.
Sala de alimentação das enfermeiras do Grace Memorial Hospital
ANDERSON, Harold C. Brazil. The Board of Foreign Missions of the Presbyterian Church in the United States of America: New York, s. d., p. 23
Uma missionária e enfermeira, e um paciente no Grace Memorial Hospital, Ponte Nova, Bahia
ANDERSON, Harold C. Brazil. The Board of Foreign Missions of the Presbyterian Church in the United States of America: New York, s. d., p. 09
Comentários
Postar um comentário