Hiram Bingham e a Bíblia no Havaí

 

Hiram Bingham (1814-1869)

Hiram Bingham (1814-1869) desembarcou no Havaí quando o arquipélago levava o nome de Ilhas Sandwich.

Em 1846, Opukahaia (1782-1818), um rapaz havaiano, nascido na cidade de Kau, foi levado por um capitão de navio mercante, para a cidade de New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos. 

 Henry Opukahaia (1782-1818)

Um estudante de Yale encontrou Opukahaia chorando, aos soluços, nas escadarias de um dos prédios da Universidade de Yale. Opukahaia chorava copiosamente porque queria aprender, mas não tinha um professor para ele. Então, este estudante se tornou o professor do rapaz havaiano, e seis meses depois, Opukahaia se converteu, foi batizado, e recebeu o nome de Henry Opukahaia.

Henry Opukahaia desejava ingressar no Seminário, e voltar para sua terra natal como missionário, mas veio a falecer em 1818, antes de concluir os estudos e realizar sua viagem missionária.

Hiram Bingham, quando estudava Teologia em Yale ouviu a história de Henry Opukahaia, e se ofereceu para ir à terra havaiana como missionário. Outros alunos da classe de Hiram também se propuseram a ir ao Havaí.

Junto com os estudantes de Yale, no ano de 1819, foram em missão ao Havaí, um médico, um fazendeiro, e um impressor. Foram cinco meses de viagem até que os missionários chegaram ao Havaí.

Depois de muito debate, Liholiho, chamado de Kamehameha II, que era o soberano das terras havaianas, deu permissão para o grupo missionário ficar em seu território.

Quando os missionários aprenderam a língua, resolveram abrir uma escola, e seus primeiros alunos foram o soberano, os chefes das tribos, e suas esposas. Depois, o povo, em grande número, ingressou na escola missionária.

No ano de 1839, foi publicada a Bíblia para o havaiano, e a tradução foi feita por Hiram Bingham.

Comentários