Robert Raikes: um evangelista de Gloucester

 

Robert Raikes (1735-1811)

Robert Raikes (1735-1811) era jornalista, e fundou em 1780, a Escola Dominical na cidade de Gloucester, Inglaterra. Robert Raikes também era um evangelista, e visitava as celas da prisão de Gloucester.

O pai de Robert Raikes fundou o jornal chamado The Gloucester Journal, e foi neste jornal que no ano de 1768, Robert Raikes publicou um apelo em favor de melhorar as condições insalubres das celas da prisão de Gloucester. Os prisioneiros eram mantidos em celas sem iluminação e sem higiene, e quase não tinha comida para os presos. “Os primeiros trabalhos filantrópicos de Raikes foram dedicados a aliviar as dificuldades dos prisioneiros confinados na prisão de Gloucester...” (ILLUSTRATED SYDNEY NEWS AND NEW SOUTH WALES AGRICULTURALIST AND GRAZIER, 10 de Julho de 1880, p. 04)

"Muito antes de começar seus trabalhos na Escola Dominical, fez tudo o que era possível para reformar a cadeia de Gloucester, pois onde o Estado colocava os presos era precário ao extremo. Os trabalhos que empreendeu com este motivo, granjeou-lhe o epíteto de "Professor dos pobres".” (EL FARO, nº 2, 1º de Fevereiro de 1885, p. 2)

Ao visitar a área industrial de Gloucester, Robert Raikes viu muitas crianças descalças, sujas, perambulando pelas ruas, entregues aos vícios e crimes. Robert Raikes se preocupou com o futuro daquelas crianças, e por isso em Julho de 1780, o Sr. Robert Raikes deu início à Escola Dominical, pagando professoras para lecionarem a Bíblia às crianças.

 “A Escola Dominical estabelecida pelo Sr. Raikes de Gloucester foi o início da educação popular.” (THE CANADIAN EPWORTH ERA, Setembro de 1911, p. 194)

Comentários