A Convenção de Escolas Dominicais de 1909

 

Rev. Álvaro Reis (1864-1925)

Na data de 21 de Agosto de 1909, no prédio da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, capital, ocorreu a primeira Convenção de Escolas Dominicais no Brasil, que teve abrangência nacional. O discurso inaugural foi feito pelo reverendo presbiteriano Álvaro Reis (1864-1925).

O jornal presbiteriano Norte Evangelico, de Garanhuns, Pernambuco, em sua edição nº 35, de 28 de Outubro de 1909, p. 01, traz a íntegra do discurso do Rev. Álvaro Reis, que começou lembrando aos ouvintes que o fundador da Escola Dominical foi o jornalista evangélico inglês Robert Raikes (1735-1811).

“Movido de amor pela humanidade, dedicou-se o sr. Raikes ao caridoso serviço de evangelizar os pobres. [...]. Contristado por ver a mocidade, especialmente aos domingos, entregue á mais prejudicial ociosidade, resolveu attrahil-a para umas escholas primarias, nas quaes se propunha ensinar a ler. Depois de ministrar o ensino de leitura, encaminhava encorporadamente os seus alumnos para attenderem ao serviço religioso da parochia. Não podendo por si só desempenhar os seus arduos e humanitários compromissos, contratou varios professores para o auxiliarem. Era este o seu horario escholar aos domingos:  – Abertura das aulas, ás 10 horas da manhã. Ao meio dia, os alumnos volviam para seus lares, de onde regressavam a uma hora da tarde afim de, encorporados, dirigem-se á Egreja para assistir ao culto, de onde regressavam á Eschola para estudar o cathecismo. Ás cinco horas encerravam-se as aulas dominicaes.”

Comentários