Ivan Moiseyev: um servo de Cristo no Exército soviético

 

Ivan Moiseyev (1952-1972)

Ivan Moiseyev (1952-1972), um jovem cristão batista da Moldávia, teve que cumprir serviço militar obrigatório no Exército soviético, que era um Exército dominado pela doutrina comunista.  

Ivan Moiseyev sempre testemunhava de sua fé no quartel onde prestava serviço militar, e sempre orava a Deus, apesar da pressão de seus superiores. A conduta cristã do soldado Moiseyev incomodou os seus superiores, que tentaram persuadi-lo de várias formas a abandonar a sua fé.

Por causa de sua fé, no início de 1972, o soldado Ivan Moiseyev teve que comparecer perante o tribunal militar na cidade de Simferopol, na Península da Crimeia.

Em seu interrogatório no tribunal de Simferopol, Ivan Moiseyev ouviu o seguinte de uma autoridade judiciária: “Se você não rejeitar o seu Deus, você será mandado para a prisão por sete anos”. (DOOR OF HOPE, Outubro de 1975, p. 05). Em resposta, Ivan Moiseyev disse: “Estou pronto para aceitar a prisão com alegria. Eu não posso negar Deus que me tem dado tanta felicidade. Eu só posso louvá-Lo”. (DOOR OF HOPE, Outubro de 1975, p. 05).

Por não renunciar a sua fé em Jesus, o soldado Moiseyev foi castigado de várias formas: seus superiores o fizeram passar a noite no frio intenso, sem agasalho, o prenderam por dez dias, numa cela inundada de água, além de deixá-lo com fome, e convocá-lo para depoimentos sucessivos, sem justificativa.

Na tarde do dia 16 de Julho de 1972, na cidade de Kerch, o soldado cristão Ivan Moiseyev foi covardemente assassinado pela KGB, a polícia comunista, porque ele não aceitou renunciar a sua fé em Jesus.

Comentários