Quem contemplará Aquele que do sol é Criador?


                                    Edição de 1888 de Hymnos Evangelicos e Canticos Sagrados

“Se nos cega o sol ardente, quando visto em seu fulgor, quem contemplará Aquele que do sol é Criador?”, hino 04 de Hymnos Evangelicos e Canticos Sagrados, edição do ano de 1888, é o hino Always Cheerful, escrito por Fanny Jane Crosby (1820-1915). A tradução foi feita por Antônio José dos Santos Neves (1827-1874), que era presbiteriano, e foi  taquígrafo do Senado Federal do Brasil.

“Hymnos Evangelicos e Canticos Sagrados” é uma coletânea de hinos publicados pelo reverendo presbiteriano John Boyle (1845-1892). No prefácio da edição de “Hymnos Evangelicos e Canticos Sagrados” publicado em 1888, pela Typographia Laemmert, o Rev. John Boyle assim descreve como nasceu esta coleção de hinos:

“Em Março de 1875 estive hospedado alguns dias em casa de um amigo e irmão em Christo, no Rio de Janeiro. Sabendo elle que eu me interessava no melhoramento da hymnologia em portuguez, fez-me presente de tres livros de poesia religiosa, pedindo-me que os examinasse, e que escolhesse o que servisse para uso nos cultos das egrejas evangelicas. Desde esse tempo tenho empregado as horas que os misteres do ministerio me deixaram vagas, em colligir hymnos, não sómente dos tres volumes mencionados mas tambem de toda a proveniencia ao meu dispôr. No fim de treze annos offereço ás Egrejas Evangelicas o resultado dos meus esforços, e se este livro fôr Julgado digno de ser adoptado, terei grande satisfação nisto.”

Em 1873, o hino Always Cheerful, saiu publicado no hinário Royal Diadem, editado pelo pastor batista Robert Lowry (1826-1899). 

Fanny Jane Crosby (1820-1915)

A compositora Fanny Jane Crosby era metodista, e foi uma das maiores compositoras de hinos evangélicos de todos os tempos. Fanny J. Crosby ficou cega quando era bebê, e mesmo cega, compôs hinos famosos que são cantados e editados em hinários até os dias atuais.

Comentários