Richard Wurmbrand: um ministro de Cristo em cadeias comunistas

 

Reverendo Richard Wurmbrand (1909-2001)

No dia 29 de Fevereiro de 1948, o pastor luterano Richard Wurmbrand (1909-2001) caminhava rumo à sua igreja, quando a polícia comunista da Romênia o levou para a prisão, por ser um cristão. Richard Wurmbrand passou quatorze anos em prisões comunistas por causa de sua fé.

Antes de se tornar um ministro evangélico, Richard Wurmbrand trilhava os caminhos do ateísmo, desde a sua juventude.

Quando Richard Wurmbrand fazia tratamento de tuberculose, numa vila no interior da Romênia, ele resolveu orar, dizendo: “Se Tu existes, ó Deus, o que eu contesto, revela-Te a mim...” (A Voz dos Mártires, Março/Abril de 1978, p. 04). Pouco tempo depois desta oração, um carpinteiro de nome Christian Wolfkes presenteou Richard Wurmbrand com uma Bíblia, e assim Richard Wurmbrand começou a trilhar o caminho da fé.

No ano de 1938, Richard Wurmbrand e sua esposa Sabina Wurmbrand (1913-2000) se converteram ao Evangelho.

 Richard Wurmbrand (1909-2001) e sua esposa Sabina Wurmbrand (1913-2000)

Quando Richard Wurmbrand foi ordenado pastor, depois do fim da 2ª Guerra Mundial, ele orou: “‘Deus, se me fosse permitido escolher uma paróquia para mim, eu gostaria muito de ser pastor de uma prisão.’ Este desejo também foi cumprido. Me tornei pastor de uma prisão porque eu tive que passar muitos anos, primeiro em prisões fascistas, e depois em cadeias comunistas.” (LIFE LINES, nº 17, 08 de Fevereiro de 1967, p. 03)

Nos quatorze anos que passou nas cadeias comunistas da Romênia, Richard Wurmbrand foi submetido à tortura física e mental, ficou sem comida, além de ter ficado severamente doente devido às condições sanitárias da prisão, e as torturas que sofreu.

Quando os comunistas começaram a vender seus prisioneiros, Richard Wurmbrand ganhou sua liberdade de modo definitivo. O preço comum por um prisioneiro comunista era de dois mil dólares, porém, pela vida do Reverendo Richard Wurmbrand foi exigido o valor de sete mil dólares, valor este, que foi pago por cristãos da Noruega. Foi relatado que o oficial comunista que aprovou a venda da liberdade de Richard Wurmbrand foi morto a tiros, por deixar ir o pastor que passou quatorze anos nas prisões comunistas da Romênia, por causa de sua fé.

“Richard Wurmbrand ganhou sua liberdade quando os Vermelhos começaram a ‘vender’ seus prisioneiros políticos. O preço em vigor de um cativo era cerca de 2.000 dólares. O preço do Reverendo Richard Wurmbrand foi 7.000 dólares. Os cristãos da Noruega temiam pela vida dele, e compraram sua liberdade. Contudo, foi relatado que o oficial que aprovou a venda dele foi morto a tiros por deixá-lo ir.” (Life Lines, nº 41, 05 de Abril de 1968, p. 03)

Comentários