Carl William Cooper e o Orfanato Lar das Flores

 

Carl William Cooper (1870-1968)

Carl William Cooper (1870-1968), missionário evangélico americano, juntamente com sua esposa Sarah Chambers Cooper (1866-1950), que também era missionária evangélica americana, fundaram no ano de 1909, em Suzano, interior paulista, um orfanato evangélico chamado Blossom Home, que atualmente é chamado de Orfanato Lar das Flores.

O extrato dos Estatutos do Orphanato Evangelico Blossom Home, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 1916, p. 603, traz como finalidade do orfanato, o seguinte: "... um Orphanato Evangelico denominado 'Blossom Home' cujos fins são: Recolher orphans desvalidos e cuidar delles com desvelo paternal até a sua maioridade e adoptando,  no 'Orphanato', o Evangelho de Jesus Christo e os ensinos da Biblia."

 

 Crianças do Orfanato Evangélico Blossom Home  estudando - 1914

                              Foto: South America, nº 10, Fevereiro de 1915, p. 204

Carl W. Cooper e Sarah C. Cooper passam um período em serviço missionário em Cachoeirinha, Bahia. E foi nesta cidade de Cachoeirinha que o casal Cooper recebeu a primeira criança a ser amparada pelo Orfanato Lar das Flores. Era a menina Maria das Flores, um bebê que foi entregue por sua mãe Luiza, à missionária Sarah C. Cooper, já à beira da morte, com a saúde debilitada. A mãe da criança era descendente de índio, e sofria de problemas de saúde mental. Luzia não gostava muito dos missionários Carl Cooper e Sarah Cooper, e quando passava perto da casa deles, , rogava impropérios contra eles. Mas, com o passar do tempo, Luzia foi se acalmando, e principalmente quando ouvia os hinos evangélicos entoados nos cultos, o que a tornou amigável com os missionários. No ano de 1906, Carl Cooper e Sarah Cooper mudaram-se para São Paulo, levando a menina Maria das Flores, a primeira interna do Lar das Flores.

“Quando era pobre, faminta e à beira da morte, Maria das Flores, nossa florzinha brasileira, foi trazida a nós pela sua mãe acometida de loucura, e olhamos para a mão dela que pareciam garras, olhos fundos, e corpo emagrecido, pouco sabíamos que seria o início de mais fé da nossa parte. Deus ouviu, e o corpo quase morto ficou bem e forte. Não mais havia mãos como garras de pássaro, e dia após dia ela entrou em nossos corações, e, então, quando o tempo veio de deixar a Bahia e ir para São Paulo, sentimos que deveríamos levar o bebê conosco. Por meio do resgate dela, Deus pôs em nossos corações o trabalho de salvar outras crianças desamparadas no Brasil. Como resultado desta resolução, nossas vidas têm sido dedicadas a este serviço para o Mestre: o Lar das Flores para Crianças Órfãs ... CARL W. COOPER, São Paulo, Brasil" (COOPER, Carl W. Child-saving below the Equator. The Christian Herald, 17 de Junho de 1914, p. 594)

Comentários