Hans Egede e o povo esquimó da Groenlândia

 

Pastor Hans Egede (1686-1758)

Hans Egede (1686-1758), um pastor luterano nas Ilhas Lofoten, na Noruega, passou anos pedindo ao rei da Dinamarca e às autoridades eclesiásticas da Igreja Luterana, que patrocinassem o estabelecimento de uma missão evangélica entre os esquimós da Groenlândia.

Amigos do Pastor Hans Egede, que moravam em Bergen, Noruega, e em outras cidades, se associaram para ajudá-lo a fazer missão entre o povo esquimó, e contribuíram para que Hans Egede comprasse um navio, e, por fim, o rei dinamarquês o nomeou como missionário e líder da expedição missionária à Groenlândia.

Em 03 de Maio de 1721, o grupo formado por 46 pessoas, e liderado pelo Pastor Hans Egede partiram da cidade de Bergen rumo à Groenlândia. Quando chegaram à Groenlândia, encontraram o local para estabelecer a colônia deles, na cidade de Godthaab, Groenlândia.

As crianças do grupo que veio com o Pastor Hans Egede foram as primeiras a aprenderem a língua esquimó, e as crianças esquimós que ficaram amigas das crianças norueguesas, foram as primeiros esquimós a aceitarem a fé bíblica.

O governo dinamarquês ordenou a saída de um grupo de noruegueses da pequena colônia, e dez anos depois o rei da Dinamarca ordenou que os noruegueses que restaram da expedição do Pastor Hans Egede abandonassem a colônia, por falta de recursos para mantê-los, porém prometeu enviar suprimento para mais um ano.

Os esquimós gostavam muito do Pastor Hans Egede, e suplicaram a ele que ficasse na Groenlândia. Seu filho Paul Hansen Egede (1708-1789) se uniu a ele, e dois missionários morávios vieram da Alemanha para ajudar na obra missionária entre os esquimós. O Conde Zinzendorf (1700-1760), patrono das missões morávias, convenceu o Rei Cristiano VI a renovar a ajuda para o sustento de Hans Egede entre os esquimós.

Uma epidemia de varíola sobreveio à Ilha da Groenândia, ceifando muitas vidas, incluindo a vida da esposa do Pastor Hans Egede.

Hans Egede, com a saúde debilitada, transferiu a direção do trabalho missionário entre os esquimós para o seu filho Paul H. Egede, e foi para Copenhague, capital da Dinamarca, onde dirigiu uma escola de treinamento missionário para enviar missionários à Groenlândia.

Paul Hansen Egede produziu uma gramática da língua dos esquimós, publicou um dicionário da língua esquimó, um catecismo, e a traduziu o Novo Testamento para a língua do povo esquimó da Groenlândia.

O Novo Testamento completo na língua dos esquimós foi impresso em Copenhague no ano de 1766.

Comentários