Marcha para Jesus – o início

 

Em 26 de Maio de 1957, em São Paulo, pela Avenida Anhangabaú os batistas cantavam hinos acompanhando a orquestra da Igreja Batista de Vila Prudente. Foto: Jornal Batista, 05 de Setembro de 1957, p. 01

Marcha para Jesus (March for Jesus) é um evento evangélico interdenominacional que surgiu na Inglaterra em 1987.

“Marcha para Jesus, o Reino Unido iniciou o movimento que traz a igreja para as ruas... A Marcha para Jesus que combina celebração na rua, com oração pelo mundo, começou em 1987, quando quatro igrejas locais de Londres chamou para uma marcha de oração que reuniu 15.000 pessoas.” (The International Pentecostal Holiness Church Advocate, Setembro de 1993, p. 15)

No Brasil, a Marcha para Jesus foi realizada pela primeira vez, em 12 de Junho 1993, em São Paulo, capital paulista, organizada desde aquela época pela Igreja Renascer em Cristo.

Em 26 de Maio de 1957, ocorreu na capital paulista, uma marcha de louvor e oração organizada pelos batistas paulistanos, assemelhando-se ao atual formato da Marcha para Jesus. O Jornal Batista, em sua edição nº 36, de 05 de Setembro de 1957, p. 01, trouxe os seguintes detalhes esteve evento em sua primeira página: “[...] O percurso feito pelos crentes foi além de dois quilômetros e meio, com partida da praça Marechal Deodoro em direção á praça das Bandeiras (centro da cidade), passando por quase tôda a extensão da Avenida São João.” Os participantes entoavam hinos acompanhados pela orquestra da Igreja Batista de Vila Prudente, tendo como oradores os pastores Rubens Lopes e Raphael Gioia Martins. A Rádio Bandeirantes, da capital paulista, fez a gravação dos trabalhos e instalou os alto-falantes no local.

A capa da revista The Commission, edição de Dezembro de 1962, traz a foto de uma marcha organizada pelos batistas no Brasil em Agosto de 1962, com os seguintes dizeres: “On the march for Christ in Brazil(Na marcha para Cristo no Brasil). Houve a participação de 35.000 pessoas neste dia de evangelização promovido pelos batistas da capital paulista. O cantor Luiz de Carvalho (1925-2015) participou, e cantou o hino “Quão grande és Tu”.

                                 Capa da revista The Commission, Dezembro de 1962

Centenas de pessoas que compareceram na marcha dos batistas em Agosto de 1962, em São Paulo. Foto: The Commission, Dezembro de 1962, p. 02

Comentários