O Amigo Cristão

 

Capa de Kristigs Draugs, Maio de 1934/ Biblioteca Nacional da Letônia

Em 1931, surgiu no interior paulista, na cidade de Palma, um periódico, editado em  letão, de nome Kristigs Draugs, que significa em português O Amigo Cristão. O editor e fundador da revista batista Kristigs Draugs, era o pastor batista João Inkis (1872-1958).

Rev. João Inkis (1872-1958)

João Inkis nasceu na Letônia, e foi criado num lar evangélico. Aos dezoito anos de idade, João Inkis iniciou o ministério pastoral. Por muitos anos, o Pastor João Inkis foi redator do periódico batista chamado Avots, publicado em Riga, capital da Letônia, e também teve cargos na Convenção Batista da Letônia.

João Inkis não teve muito estudo, porém além de editar jornais, compôs hinos evangélicos em língua leta.

No ano de 1897, João Inkis veio ao Brasil, enviado pelos batistas letões, para visitar a colônia letã localizada em Rio Novo, Santa Catarina.

No período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) permaneceu na Letônia, enquanto seus pais e seus irmãos vieram para o Brasil. Depois do termino da Guerra, João Inkis veio em definitivo para o Brasil, para pastorear a 1ª Igreja Batista de Nova Odessa, no interior paulista.

Um cabograma fora enviado ao Pastor João Inkis avisando do embarque de centenas de letos para o Brasil, e pediram-lhe para arranjar um lugar para os seus compatriotas ficarem. Nascia assim a colônia de Varpa, no interior de São Paulo, que abrigou vários imigrantes letões.

 Mapa de Varpa: Kristigs Draugs, Agosto de 1935, p. 120

Comentários