Um cristão chamado Nikolai Petrovich Khrapov

 

Rev. Nikolai Petrovich Khrapov. Door of Hope, nº 06, Novembro de 1973, p. 01

Nikolai Petrovich Khrapov (1914-1982), um pastor batista, passou quase trinta anos nas prisões comunistas, por causa de sua fé. Nikolai Khrapov faleceu na prisão dum capo de trabalhos forçados localizado na região de Mangyshlak, Cazaquistão, no ano de 1982.

Quando criança, Nikolai Khrapov foi deportado junto com seu pai, Pyotr Vladivkin, e o pai dele, um mártir cristão, perdeu a vida numa prisão comunista.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Pyotr Vladivkin foi um prisioneiro de guerra, ouviu na prisão a pregação do evangelista Stepan. Depois de sua libertação, Pyotr Vladivkin conseguiu comprar uma Bíblia, e começou a lê-la. Pyotr Vladivkin conheceu um membro da congregação dos 1Molokans, que convidou Pyotr e sua família para ir aos cultos que ocorriam em várias casas, e recomendou que ele lesse sua Bíblia com fidelidade.

Quando a família Vlasov, que era batista, veio de Petrogrado, e residia na vila de Pyotr Vladivkin, ele ia às reuniões. Pyotr Vladivkin foi batizado na cidade de Moscou em Novembro de 1921.

De volta à sua vila, Pyotr Vladivkin passou a realizar cultos em sua casa, e seu filho Nikolai Khrapov se converteu aos dezoito anos de idade.

Em 1927, a congregação batista que se reunia na casa de Pyotr Vladivkin havia crescido para quase cem, e isto chamou a atenção, e começaram a irromper perseguições contra os crentes batistas daquela congregação. 

Em 1929, Pyotr Vladivkin foi proibido de fazer pregações evangélicas, depois que ele foi interrogado pela polícia comunista, e se recusou a assinar um termo se comprometendo a entregar o nome de estrangeiros que viessem a assistir cultos em sua congregação. O registro legal da congregação foi cassado, e foram proibidas pregações evangélicas nas vilas vizinhas à congregação batista.

Em 1930, o jornal “O Batista”, que era editado pelos membros da congregação de Pyotr Vladivkin teve sua publicação cessada de modo forçado. A casa Pyotr Vladivkin foi revistada pela polícia comunista, foram confiscados livros evangélicos, folhetos evangelísticos, e Bíblias, e Pyotr foi levado à prisão.

Nikolai Khrapov nasceu em 1914, em Moscou, capital da Rússia. Em 1935, com apenas vinte anos de idade, foi preso pela primeira vez, por causa de sua fé, e cumpriu uma condenação de mais de cinco anos. Em 1950, Khrapov foi preso mais uma vez por causa de sua fé, e cumpriu mais cinco anos de pena. Em 1961, Nikolai Khrapov foi condenado a uma pena de três anos por ser um cristão. Outras condenações à prisão sobrevieram à vida de Nikolai Khrapov em 1966, e em 1980, quando Khrapov foi condenado a uma pena de três anos, e faleceu na prisão no ano de 1982.

__________________________________

1A palavra Molokan significa “bebedor de leite”, pois desafiaram a igreja oficial do Império Russo e bebiam leite nos dias que eram considerados santos. A comunidade dos Molokans surgiu no século XVIII, no Império Russo, nas províncias de Tambov e Vladimir. Os Molokans são pacifistas, não aderem ao serviço militar, nem aceitam levar casos ao judiciário. “Os Molokans (Bebedores de leite). Acredita-se geralmente que este nome foi outorgado a este grupo porque seus membros continuavam a beber leite durante os jejuns apontados pela Igreja Ortodoxa. [...] Como organizados atualmente, os Molokans datam do fim do século dezoito. A principal característica deles é a intensa reverência pela Bíblia. [...].” (SUNDAY MAGAZINE, Agosto de 1893, p. 549)

Comentários