William Colgate: empresário e diácono

 

William Colgate (1783-1857)

William Colgate (1783-1857), o grande empresário que fundou a empresa Colgate que existe até os dias atuais e que foi diácono da Igreja Batista, nasceu em Hollingbourne, Kent, na Inglaterra. Seus pais eram Robert Colgate (1758-1826) e Sarah Bowles Colgate (1759-1847).

Quando William Colgate tinha dezesseis anos de idade, seu pai, que era um fabricante de velas e sabão, pediu a ele que fosse embora de casa, para procurar emprego em outro lugar, pois era muito pobre, e não tinha recursos o suficiente para cuidar dele.

William Colgate pegou as poucas peças de roupa que tinha, e saiu chorando, com uma passagem de ida para Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 No meio do caminho, William Colgate encontrou um capitão de barco de canal, já idoso, que perguntou o que estava acontecendo, e o motivo do choro dele. William Colgate contou o que aconteceu na casa de seu pai. Então, o capitão orou junto com William Colgate, e disse ao rapaz:

“Alguém logo será o principal fabricante de sabão em Nova Iorque. Pode ser você bem como qualquer um. Espero que seja você. Seja um bom homem, dê seu coração a Cristo, pague ao Senhor tudo o que pertence a Ele de cada dólar que você ganhar, faça um sabão que valha à pena, doe uma libra completa, e tenho certeza de que você ainda será um homem rico e próspero.” (THE WAR CRY, 18 de Agosto de 1956, p. 12)

Chegando a Nova Iorque, William Colgate conseguiu emprego numa fábrica de sabão, e depois se tornou sócio desta fábrica. Quando seus sócios faleceram, William Colgate tornou-se o único proprietário da fábrica de sabão. Desde o primeiro dólar que ganhou, William Colgate dizimava ao Senhor. Os negócios de William Colgate prosperaram até o ponto dele dizimar o montante de cinquenta por cento de suas rendas.

Em Fevereiro de 1808, William Colgate foi batizado na 1ª Igreja Batista de Nova Iorque, à época, era localizada na Gold Street, igreja em que Colgate foi membro de 1808 a 1811. Depois, William Colgate transferiu sua membresia para a Igreja Batista localizada na Oliver Street.

Comentários