A princesa Pocahontas

 

Pocahontas (1596-1617)

 Pocahaontas (1596-1617), princesa indígena, filha do rei Powhatan, que vivia na região de Jamestown, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

“Pocahontas, filha favorita de Powhatan, chefe das tribos que habitavam as costas do Rio York, era criança em 1606, quando o Rei James I da Inglaterra concedeu uma carta para o estabelecimento de colônias na Virgínia. O nome dela na verdade era Matoaka, mas na tribo ela era conhecida como Pocahontas – ‘a brincalhona’.” (THE AUSTRALIAN WOMEN’S WEEKLY, 14 de Outubro de 1950, p. 30)

Quando tinha dezesseis anos de idade, Pocahontas foi sequestrada pelo Capitão Samuel Argall (1580-1626), quando ela negociava venda de milho no Rio Potomac. Pocahontas foi levada cativa para a cidade de Jamestown para que os índios de sua tribo devolvessem os ingleses que eles levaram como prisioneiros, e devolvesse suas armas.

Durante o seu período de cativeiro, o colonizador inglês John Rolfe (1585-1622), se apaixonou por Pocahontas, e pediu permissão ao Governador para se casar com ela. Quando tinha dezessete anos de idade, Pocahontas se converteu à fé cristã, foi batizada, e recebeu o nome bíblico de Rebeca, e se casou com John Rolfe.

Em 1616, Pocahontas, seu marido John Rolfe, e Thomas Rolfe, filho deles, foram para a Londres, capital da Inglaterra. Em 1617, Pocahontas morreu de pneumonia, e foi sepultada no cemitério da Igreja St. George, em Gravesend, Kent, na Inglaterra.

Comentários