Alexander Mackay: um missionário em Uganda

 

Alexander Murdock Mackay (1849-1890)

Alexander Murdock Mackay (1849-1890), missionário presbiteriano, foi o pioneiro em realizar missões evangélicas em Uganda, um país do Continente Africano.

Alexander M. Mackay nasceu na vila de Rhynie, Aberdeenshire, Escócia. No ano de 1861, sua mãe faleceu, deixando com ele a Bíblia, dela, a mãe advertiu Alexander Mackay para sempre examinar a Bíblia.

Em 1867, a família de Alexander M. Mackay se mudou para Edimburgo, na Escócia, e lá ele ingressou no Training College for Teachers, uma instituição educacional da Igreja Livre da Escócia, porém Alexander Mackay era apaixonado por Engenharia, por isso ele foi para Berlim, Alemanha, realizar o sonho de ser engenheiro.

No ano de 1875, Alexander M. Mackay escreveu para a Church Missionary Society, informando seu desejo de ser missionário no Continente Africano. Então, em 27 de Abril de 1876, Alexander Mackay foi enviado ao Continente Africano, onde teve como destino final o país de Uganda.

Alexander M. Mackay chegou a Uganda em Novembro de 1878. Em Março de 1882, os primeiros convertidos do trabalho missionário de Alexander Mackay foram batizados, ao todo, cinco garotos foram batizados.

“Em Outubro de 1881, um dos alunos de Mackay, um simples escravo, escreveu a seu professor, sua primeira carta... Esta foi a mensagem da carta: ‘Bwana Mackay, Sembera veio com felicitações para te dar grande notícia. Você o batizará, porque ele crê nas palavras de Jesus Cristo.” (ROOME, W. J. W. The Bible in Uganda. The Bible in the World, Outubro de 1919, p. 155)

Alexander M. Mackay ensinou as crianças a ler e escrever, e proporcionou o ambiente para a circulação da Bíblia, cujos exemplares eram enviados anualmente pela Casa da Bíblia de Londres, na Inglaterra.

Quando Mtesa, rei de Uganda faleceu, seu filho Mwanga reinou em seu lugar, e passou a perseguir os cristãos. Em meio à perseguição, Alexander M. Mackay traduziu o Evangelho de Mateus para a língua Luganda.

Devido à perseguição, Alexander M. Mackay foi obrigado a deixar Uganda, em 1887, passando a residir em Usambiro. Muitos cristãos perseguidos em Uganda se uniram ao missionário Mackay em Usambiro.

Em 08 de Fevereiro de 1890, Alexander M. Mackay  faleceu em Usambiro, depois de dias de violenta febre.

Comentários