Charles Thomas Studd: de jogador de críquete a missionário

 

Charles Thomas Studd (1860-1931)

Charles Thomas Studd (1860-1931), popularmente conhecido como C. T. Studd, além de um famoso jogador de críquete, ele foi missionário na China, na Índia, e no Congo Belga, África. C. T. Studd doou sua herança milionária para a obra missionária. No ano de 1885, C. T. Studd foi para a China, em serviço missionário, e lá se casou com Priscilla Livingstone Stewart (1864-1929). Ao todo, C. T. Studd e sua esposa Priscilla Studd passaram dez anos na China.

A revista The Christian Herald and Signs of Our Times, edição de 09 de Abril de 1885, p. 227, C. T. Studd assim narrou sua chamada missionária para a China:

“Alguns amigos meus disseram um dia: ‘Você vai ouvir o Sr. McCarthy amanhã?’ ‘Quem é ele?’, eu inquiri. ‘Ele é o homem que atravessou a pé a China’, foi a resposta. ‘Bem’, pensei, ‘se ele atravessou a China, ‘certamente vale a pena ouvi-lo.’ No dia seguinte, meu amigo Stanley Smith veio na minha casa e perguntei se ele iria ouvir o Sr. McCarthy. Ele disse que sim, e fomos juntos. Agradeço a Deus por Ele ter me levado a esse encontro. Fiquei muito emocionado com o que ouvi, mas eu queria ser cauteloso. Nós cantamos: ‘Jesus me guia, que prazer! É Sua mão que me conduz. Em cada passo me é mister que me dirija meu Jesus.’ Eu reconheci claramente, pois, que Deus estava me guiando para a China, mas eu disse que não decidiria lá e naquela hora, mas esperaria até chegar em casa e me certificar de que essa era a orientação de Deus.  Eu pedi a Ele direção definitiva, e Ele me deu a direção com estas palavras: ‘os inimigos do homem serão os seus familiares.’ Eu sabia que só uma coisa poderia me impedir: o amor de minha mãe.  Eu fui e disse ao meu irmão mais velho: ‘O Senhor me disse para ir para a China e eu irei.’ Ele não percebeu a princípio, mas oramos a respeito, e nunca esquecerei a maneira solene com que meu irmão pediu que Deus me convencesse imediatamente se era Sua vontade ou não que eu O servisse na China. Voltei para o meu quarto, e depois de ler a Bíblia por algum tempo, fui para a cama, mas não conseguia dormir! Por duas horas eu fiquei deitado, mas acordado, e quando finalmente cochilei vinte vezes ou mais, acordei, e este versículo continuava passando pela minha mente: ‘Pede-me, e Eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.' Eu não lia esse versículo há meses. Eu sabia que era a voz de Deus falando comigo e me dizendo, em resposta à oração, o que eu deveria fazer, me dizendo para ir até Hudson Taylor e dizer: ‘Se o senhor está disposto a me levar, então eu estou disposto a ir. [...]”

C. T. Studd foi para a China, unido à Missão para o Interior da China (China Inland Mission), uma missão fundada pelo missionário Hudson Taylor (1832-1905).

 

 The Christian Herald and Signs of Our Times, 09 de Abril de 1885

Comentários