David Brainerd: um missionário entre os índios pele vermelhas

 

David Brainerd (1718-1747)

David Brainerd (1718-1747) foi um missionário evangélico, que evangelizou os índios peles vermelhas, e faleceu aos vinte e nove anos de idade. David Brainerd nasceu em Haddam, Connecticut, Estados Unidos, e ficou ficou órfão de pai e mãe, desde criança.

Quando estudava na Universidade de Yale, pregações de avivamento espiritual influenciaram muitos estudantes, entre os quais, David Brainerd. E, por criticar publicamente a frieza espiritual de certo ministro local, David Brainerd foi expulso da Universidade de Yale.

David Brainerd prosseguiu na sua vocação de se tornar um ministro do Ecangelho, e “aos 24 anos, tornou-se um pregador presbiteriano licenciado, com a missão de evangelizar os homens peles vermelhas.” (B., F. W. The forks of the Delware: meteoric romance of David Brainerd. THe Age. Melbourne, Australia, 27 de Maio de 1950, p. 07)

O primeiro contato de David Brainerd com os índios peles vermelhas foi em Kaunaumeck, na Província de Nova Iorque. Sem preparo para viver na selva, o missionário David Brainerd sofreu muito: teve que construir sua cabana, com suas próprias mãos, teve que enfrentar a escassez de comida do local, além de realizar longas viagens a cavalo, na solidão da floresta.

O primeiro convertido do trabalho missionário de David Brainerd entre os índios peles vermelhas foi o seu intérprete, que traduzias as pregações do missionário para a língua dos índios.

Em 09 de Outubro de 1747, aos vinte e nove anos de idade, a vida terrena do missionário David Brainerd chegou ao fim, depois que ele contraiu tuberculose. Ele faleceu na casa do Pastor Jonathan Edwards (1703-1758), e a enfermeira do missionário Brainerd foi sua noiva Jerusha Edwards (1730-1748), filha de Jonathan Edwards.

Jerusha Edwards faleceu em 1748, de tuberculose, doença que contraiu ao cuidar de seu noivo David Brainerd.

Comentários