John Woolman: alfaite, pregador, e abolicionista

 

John Woolman (1720-1772)

John Woolman (1720-1772) era evangélico, da Igreja dos Quaker, foi alfaiate, pregador leigo, e abolicionista.

“JOHN WOOLMAN foi um pregador Quaker americano. Ele nasceu em Northampton Township, Condado de Burlington, Nova Jersey, em 20 de Outubro de 1720. Alguns dizem que a data foi dia 19. Ele era filho de pais religiosos. Ele trabalhou para seu pai em sua plantação. Em seguida, tornou-se balconista de loja e depois professor de crianças pobres. À medida que crescia, ele se tornou conhecido por sua piedade, humildade e amor pela humanidade. Woolman serviu como pregador, mas se sustentou como alfaiate. Ele viajou muito pelas colônias do centro e do sul, falando contra a escravidão. Ele se recusou a redigir contrataos de transferência de escravos e persuadiu muitos Quakers a libertar seus escravos. Em Newport, Rhode Island, em 1760, ele instou os Quakers a enviar aos legisladores uma petição para acabar com o comércio de escravos.” (THE NEGRO HISTORY BULLETIN, Outubro de 1937, p. 03)

Quando se mudou para Mount Holly, Nova Jersey, John Woolman, seu patrão lhe pediu para redigir o contrato de venda de uma escrava que ele possuía. John Woolman ficou horrorizado de ver um ser humano ser tratado como mercadoria.

John Woolman resolveu lutar contra a escravidão, e mostrar que possuir escravos era contra os valores da fé cristã.

Em 26 de Agosto de 1758, John Woolman denunciou a escravidão numa reunião pública.

No ano de 1772, John Woolman foi para a Inglaterra visitar a comunidade Quaker daquele país, e lá pregou o Evangelho, e ajudou os necessitados.

Retornando da Inglaterra, John Woolman faleceu em Nova Iorque, no ano de 1772, acometido de varíola.

Comentários