John Wycliffe (1328-1384)
John Wycliffe (1328-1384) aos dezesseis anos de idade ingressou na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Tornando-se bacharel em Teologia, John Wycliffe tornou-se um professor da Universidade de Oxford.
De 1374 até o ano de sua morte, que foi em 1384, John Wycliffe tornou-se o pároco da Igreja de Lutterworth.
Igreja de Lutterworth. The Bible in the World, Janeiro de 1911, p. 06
John Wycliffe traduziu a Bíblia para o inglês, a partir da Vulgata. No prefácio de sua tradução, Wycliffe escreveu: “Esta Bíblia é para o governo do povo, para o povo e pelo povo.” (NEWS-OBSERVER, 10 de Dezembro de 1925, p. 02)
Por ter traduzido e colocado a Bíblia na língua do povo, em Janeiro de 1378 ele teve que responder pela acusação de heresia. Ele foi intimado a comparecer perante o Arcebispo. No ano de 1377, três bulas (decretos) do Papa haviam chegado à Inglaterra, e estas bulas foram direcionadas aos bispos ingleses que eram superiores eclesiásticos de Wycliffe, à Universidade de Oxford, onde ele lecionava, e ao Rei Eduardo III, soberano do trono inglês, pedindo a condenação de Wycliffe.
O clero papal se opôs a John Wycliffe porque ele ensinava que a Bíblia tem autoridade superior ao papado, também porque ele apoiou o Governo inglês a deixar de pagar altas taxas em dinheiro à igreja papal em Roma, na Itália, e principalmente porque ele treinou um grupo chamado de Lolardos a saírem pelas vilas inglesas e pregarem os ensinos da Bíblia.
Muitos Lolardos foram levados à prisão, torturados, e mortos por propagarem a Bíblia.
No ano de 1382, John Wycliffe sofreu um derrame, porém se recuperou. Em 28 de Dezembro de 1384, durante a celebração de culto na Igreja de Lutterworth, ele sofreu outro derrame, e três dias depois veio a falecer.
“Em 1415, o Concílio de Constança ordenou que seu corpo fosse exumado e queimado. Havia decência o suficiente na Inglaterra para atrasar a execução desta sentença por treze anos, mas finalmente em 1428, na presença do Bispo de Londres, seus restos mortais foram levados do túmulo, queimado, e as cinzas lançadas no Rio Swift.” (GOSPEL GLEANERS, 28 de Março de 1954, p. 02).
Os Lolardos foram duramente perseguidos, e reprimidos. Todos os exemplares da Bíblia traduzida por Wycliffe, que foram encontrados, foram todos queimados.
Comentários
Postar um comentário