Dr. Robert Reid Kalley em Niteroi

Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888)

Em 10 de Novembro de 1864, na rua da Conceição, em Niteroi, no Rio de Janeiro, o missionário e médico escocês Robert Reid Kalley (1809-1888) realizava um culto num sobrado alugado, quando, por volta das oito da noite, um grupo de arruaceiros que fizeram cerco ao local de onde era realizado os cultos por vários dias seguidos. A polícia foi chamada para pôr fim à algazarra.

Como as reuniões continuaram na rua da Conceição em Niteroi, o assunto foi parar na Assembléia Provincial. O deputado provincial Castro e Silva fez requerimento exigindo informações sobre o Dr. Kalley. O assunto “Dr. Kalley” ocupou várias edições de jornais de grande circulação na capital do Brasil Império. 

Em resposta à Assembleia Provincial, o Dr. Robert Kalley dirigiu uma carta datada de 25 de Novembro de 1864, falando um pouco de sua biografia e de seu ministério pastoral no Brasil, e se defendeu de alegações infundadas proferida por um membro da Assembleia Provincial do Estado do Rio de Janeiro. A carta do missionário Kalley continha essas palavras:

“Ilmos. e Exmos. Srs. É desagradavel a todo o particular ser objecto de indagações publicas quanto á sua nacionalidade, profissão e religião: vendo, porém, pelos jornaes públicos, que isto tem acontecido a meu respeito em vossa honrada assembléa, julgo a proposito offerccer-vos uma breve resposta. Sou subdito de Sua Magestade Britannica: sou medico formado na Univeraidade de Glasgow, fiz exame na escola medica da Côrte, e fui plenamente approvado; sou membro honorário de varios Institutos Medicos de Londres e Edinburgo. Consta-me que se tem affirmado que eu sou um dos agentes da Sociedade Biblica de Londres que tem por objecto a distribuição das Escripturas Sagradas em todas as linguas do mundo, a um preço tão baixo que as põem ao alcance de todos que sabem ler. Crendo, como eu creio, que o temor de Deus e o conhecimento de sua vontade são o alicerce da honra e estabilidade de toda a nação, tenho em muito apreço os trabalhos daquella sociedade, porém não tenho relações algumas com ella: não sou nem nunca fui missionario de qualquer indivíduo ou associação de indivíduos de qualquer nação. A minha fortuna particular tão suficiente para os meus misteres, que eu jamais consentiria servir qualquer pessoa ou sociedade por remuneração alguma que me pudessem offerecer. Tem-se feito questão também da minha religião. Por muitos annos tinha toda a religião por fabula e mentira, e, portanto, a desprezava. Desde o tempo, porém, que pela bondade de Deus fui levado a examinar, e ficar satisfeito pelas provas da authenticidade da revelação de Deus, e a ser convencido do seu grande amor a mim, o peccador, eu O amo, e desejo que outros O amem tambem. Ha mais de vinte annos, fui approvado em Londres como ministro competente do Evangelho de Christo, e, durante a minha residencia no Rio de Janeiro, tenho sido eleito ministro de christãos de varias nações, que se ajunctam para dar culto a Deus e cantar seus louvores no idioma portuguez. Doze artigos da crença que professamos acham- se transcriptos na folha seguinte. No dia 23 de outubro de 1863, fui reconhecido pelo Governo Imperial como ministro desses christãos, e, portanto, auctorizado a celebrar casamentos entre elles, como foi anunciado pelos jornaes poucos dias depois. Tenho a honra de ser de vs. excells., attento venerador e creado. ROBERT REID KALLEY." (O PURITANO, nº 166, 11 de Setembro de 1902, p. 02)

Comentários